O engenheiro e higienista Alan Vieira Barbosa criou, no último domingo (22), uma petição online pedindo o congelamento de tarifas e aluguéis em Poços de Caldas. As assinaturas recolhidas serão encaminhadas aos órgãos governamentais e empresas prestadoras de serviços.
Alan explica que tem participado de grupos de discussão sobre a pandemia do coronavírus. “Sempre fui preocupado com todos! E vejo que a situação crítica em nosso país está se alastrando. Existe muita gente desempregada e muitos ainda vão ficar”, comenta.
Ele já reuniu cerca de 230 pessoas em um grupo de WhatsApp para divulgar informações sobre a pandemia local e criou a petição como forma de ajudar os moradores de Poços, até por saber como é triste sofrer com insuficiência respiratória. Alan passou por isso em 2018, quando teve um derrame no pericárdio (coração) e na pleura (pulmão).
“É importante que as pessoas possam ficar em casa para não se contaminarem e irem parar no hospital, mas é preciso que haja meios de financiar essa quarentena, por isso a petição é direcionada para todos os órgãos quem possam ajudar, como: Ministério Público Federal, Aneel, Anatel, administração pública de Poços, governo do estado, OAB, empresas de telecomunicações e outros”, explica.
Alan ainda não tem uma estimativa de quantas pessoas pode alcançar com a petição, mas espera que pelo menos a população da cidade se mobilize e assine.
“O governo federal está apoiando os empresários, a exemplo da medida provisória que autoriza a suspensão dos contratos de trabalho por quatro meses sem pagamento de salário, mas ninguém quer parar seus lucros líquidos, é mais fácil bloquear pagamentos. Em breve veremos demissões em massa”, argumenta. “A população que paga aluguel, contas de água e luz, vai ficar desempregada e será prejudicada. Isso já está acontecendo, de dentro de casa as pessoas não vão conseguir honrar com suas obrigações e vão se instaurar vários conflitos”.
Para assinar a petição basta clicar aqui.