Publicidade
Grupo foi convidado a participar participar das reuniões do Conselho Municipal de Política Cultural.
Grupo foi convidado a participar participar das reuniões do Conselho Municipal de Política Cultural.

A Secretaria Municipal de Cultura se reuniu nesta semana com artistas de rua, artesãos de rua e artistas ligados ao movimento hippie para ouvir reivindicações e dialogar a respeito das demandas do grupo.

Publicidade

Os artistas se reuniram com o secretário municipal de cultura, João Alexandre Moura, que ouviu o grupo, pontuou sobre as legislações existentes e iniciou um amplo debate sobre a questão dos artistas de rua em Poços de Caldas.

Para o artista de rua Tiago de Paula, a conversa foi produtiva. “Prova que a prefeitura está nos ouvindo e esperamos que em breve atenda nossas solicitações”.

Para a artesã de rua Priscila Guedes Guasagnin, o diálogo é importante. “Sabemos que as leis municipais, em especial o Código de Posturas do Município, deve ser revistas e pensar no artista de rua”, pontua Priscila.

O secretário municipal de cultura, João Alexandre Moura, reconhece como direito constitucional a livre expressão artística, inclusive contida também na lei do Sistema Municipal de Cultura. “O que devemos regulamentar no município é no que se refere à comercialização de produtos, conhecer a origem, cadastrar o artista de rua, definir áreas de ocupação urbana e estimulá-los a se organizarem enquanto sociedade civil, como vem acontecendo em vários municípios brasileiros”, relata João Alexandre.

O secretário convidou o grupo a participar das reuniões do Conselho Municipal de Política Cultural para que o debate seja ampliado. “A participação deles no Conselho é importante, a Secretaria de Cultura e o Sistema Municipal de Cultura existem graças a um processo coletivo de todos os artistas da cidade com total apoio do prefeito Eloísio e da Câmara Municipal, para nós eles são importantes e visíveis. Reconheço que temos que avançar ainda mais nas legislações, o diálogo foi produtivo”, finaliza o secretário.

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas