Publicidade
Crianças passam por consultas e exames.
Crianças passaram por consultas e exames.
Médica oftalmologista Ana Paula Donato Engel está no projeto desde a primeira edição.
Médica oftalmologista Ana Paula Donato Engel está no projeto desde a primeira edição.

São exatamente 52 pessoas mobilizadas para mudar a vida de aproximadamente 150 crianças. O projeto Visão do Futuro foi realizado neste sábado (17), no Instituto Donato Oftalmologia. As consultas e exames, todos gratuitos, avaliaram não só a necessidade de óculos, mas também a existência de patologias.

Publicidade

Esta é a terceira edição do projeto, que recebe alunos da rede municipal de ensino. As crianças com possíveis problemas de visão são selecionadas pelas equipes das escolas e encaminhadas ao Instituto.

A médica oftalmologista Ana Paula Donato Engel, especialista em oftalmologia pediátrica e estrabismo, é voluntária desde o início do projeto. Ela se lembra de muitos casos em que essa oportunidade mudou a vida das crianças. “Teve um caso de uma menina que não sabia que precisava e tinha sete graus. Com certeza, fez uma grande diferença na vida escolar”, diz.

A Ótica São José também é parceira desde a primeira edição. Após as consultas e diagnósticos, as crianças são recebidas pelos funcionários da ótica. Os óculos ficam prontos de duas semanas a um mês e são entregues todos juntos.

“As crianças às vezes chegam aqui no Instituto e não têm a necessidade de usar óculos. Mas 100% das crianças que têm necessidade saem amparadas. É a  coisa mais gratificante do mundo, porque impacta diretamente no dia-a-dia delas. Quando a criança coloca o óculos pela primeira vez é impressionante”, relata Ciro Vilela, proprietário da Ótica São José.

Para a realização do projeto, o Instituto Donato ainda conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e de importantes empresas e parceiros, como Latinofarma, Alcon, Allergan, Essilor, Total Consultoria, Convention Bureau & Visitors de Poços de Caldas, Daniel Reche Fotógrafo Comercial, Erica Lewicki, W. Outdoor e Banana Canela e Design.

Após os exames, as crianças passam pela equipe da Ótica São José.
Após diagnóstico e exames, as crianças passam pela equipe da Ótica São José.

Histórias

A dona de casa Lilian Cancian dos Santos levou o sobrinho, de nove anos, para a consulta. Ele foi diagnosticado com hipermetropia e astigmatismo. “Eu acho importante a iniciativa do Instituto. Já tem um bom tempo que ele estava com problema e a mãe e o pai nunca tiveram oportunidade. Agora ele vai ter uma qualidade de vida melhor”, comemora.

A vida do Wendel dos Santos Machado, de nove anos, também vai mudar. Ele tem estrabismo e será operado no próprio Instituto, já que há convênio com a prefeitura. Em poucas palavras, ele diz o que o projeto Visão do Futuro significa para ele: “Agora eu vou ser feliz. É o que eu mais espero”.