Na última quarta-feira (1º), a Guarda Civil Municipal (GCM) passou a usar um sistema digital de lançamento de ocorrências e também outros serviços operacionais.
“Entramos definitivamente na era digital. Começamos com a nossa rede rádio, depois com os talonários de autuações de trânsito e, agora, chegamos ao lançamento de ocorrências. Cada viatura passa a ter um tablet ou um celular e, através desses equipamentos, os guardas registram as ocorrências no local em que são acionados e as transmitem para a central operacional, contendo todos os dados em formulário, inclusive fotos, assim como assinaturas digitalizadas, dispensando uso de papel”, informa o diretor da Guarda Marcelo Bastos.
“Também passamos para o sistema digital as ordens de serviço, check list das viaturas, enfim, todo o trabalho operacional, e o guarda tem tudo isso direto no aparelho a ele disponibilizado. A central de comunicações passa a ter o monitoramento total das viaturas no computador, sua localização, tempo de empenho, se está liberada ou não para outro atendimento, qual viatura está mais próxima da solicitação”, acrescenta.
Outro recurso do sistema, é o chamado “pânico”, acionado em casa de emergências para pedir apoio ou reforços. Além disso, o equipamento gera estatísticas dos tipos de ocorrências. “O sistema nos mostra onde temos mais registros de ocorrências, quais os crimes ou atos mais cometidos dentro da nossa codificação, horários, etc”, diz Bastos.