Publicidade

Foi desencadeada em Poços de Caldas, nesta quarta-feira (2), a Operação Mão de Ferro. Realizada pelas Polícias Militar e Civil, em parceria com a Secretaria de Defesa Social, a ação mobilizou cerca de 130 agentes e teve como objetivo o combate ao furto e receptação de cabos elétricos, em especial fios de cobre.

Publicidade

O delegado Cleyson Rodrigo Brene, que está à frente das investigações, explica que, desde o ano passado, ele e a equipe estão trabalhando para dar solução ao aumento significativo de registros. “O cobre pode chegar a R$ 50 o quilo. A alto valor desse produto incentiva a ação dos criminosos, lesando pessoas e o poder público”, pontua.

Durante a operação, duas toneladas de fio de cobre foram apreendidas e cinco pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos. Em um dos estabelecimentos, agentes de segurança pública encontraram um ponto de tráfico de drogas. O espaço foi destruído logo em seguida.

A operação segue com a identificação das vítimas e conclusão de inquéritos.

 

Demanda

Somente no ano passado, 133 casos de furtos de fios de cobre foram registrados em patrimônios públicos.

Para a delegada regional, Maria Cecília Gomes Flora, a operação é uma resposta ao aumento deste tipo de crime, que foi sentido pelas corporações e que chegou a ser, inclusive, tema de uma audiência pública.

O tenente coronel Afrânio Tadeu Garcia, comandante do 29º Batalhão da Polícia Militar, destacou que a operação foi desencadeada a partir de informações do dia a dia da Polícia Militar, da Guarda Municipal e das investigações da Polícia Civil. “O trabalho hoje foi completo, tanto na questão criminal, quanto administrativa”, ressaltou.

O secretário de Defesa Social, Rafael Conde Maria, informou que fiscais de postura estiveram presentes na operação para a notificação dos estabelecimentos. Além disso, os agentes realizaram a interdição de um dos imóveis que foram alvos da ação. De acordo com o que ele detalhou, o prédio está abandonado, apresenta risco de queda e terá que ser demolido.