A unidade da Alcoa em Poços de Caldas inicia, na próxima terça-feira (9), o recadastramento de propriedades e população residente no bairro Jardim Kennedy II, com foco nas ruas mais próximas à fábrica, e o cadastramento das propriedades e população do bairro São Conrado. O trabalho é realizado por colaboradores da empresa H&P, identificados com crachá, e continua até 29 de novembro.
A empresa ressaltou que as informações coletadas são confidenciais e serão utilizadas apenas pela Alcoa. Como parte do plano de comunicação, a Alcoa está divulgando um comunicado aos moradores dos dois bairros, destacando o objetivo e informações práticas, além de disponibilizar um telefone para esclarecimento de dúvidas (35 – 99133-0166).
O cadastramento faz parte do Plano de Atendimento à Emergência (PAE) e tem como objetivo facilitar a comunicação com os moradores em futuros simulados de evacuação, conforme o último realizado em junho de 2019, atendendo a legislação. A Alcoa reitera que todas as suas Áreas de Resíduos de Bauxita (ARBs) estão estáveis e seguras.
No Jardim Kennedy II serão recadastrados moradores das ruas Ágata, Ametista, Biotita A, Caolim, Cobre, Diamantina, Magnésio, Mercúrio, Mucovita, Platina e Safira; no São Conrado todo o bairro, cerca de 40 imóveis, que estão nas Zonas de Autossalvamento (ZAS), com base no estudo de ruptura hipotética. A inclusão dos moradores do São Conrado no cadastramento deve-se ao fato da ARB 7 ainda estar em processo de descomissionamento junto aos órgãos ambientais. Esta área já está fora de operação desde 2013 e reabilitada, tendo toda a superfície coberta por vegetação.
A Alcoa faz o monitoramento da estabilidade e segurança de todas as ARBs, que são garantidas por auditorias externas e laudos técnicos, além da fiscalização da Agência Ambiental do Estado de Minas Gerais, para assegurar o atendimento aos requisitos legais.