A Operação Carga Pesada, da Polícia Civil, identificou um esquema de tráfico no qual moradores de Poços de Caldas buscavam drogas em Ponta Porã (MS). O esquema ainda incluía pessoas das cidades de São João da Boa Vista (SP) e Marília (SP).
Os trabalhos da operação começaram em fevereiro deste ano, quando três suspeitos, sendo dois de Poços e um de São João da Boa Vista, foram presos com aproximadamente 120 quilos de maconha em Ponta Porã. Cinco meses depois, foram apreendidos em Marília mais 220 quilos da mesma droga; em agosto, outros 170 quilos. As mercadorias que tinham como destino Poços de Caldas.
As investigações ainda apontaram que o esquema criminoso era bastante sofisticado e engenhoso. Segundo a Polícia Civil, havia ações organizadas para a aquisição, transporte e distribuição de drogas na cidade.
“Os indivíduos levavam caminhonetes clonadas, roubadas ou furtadas na região para a cidade em Mato Grosso do Sul e as trocavam por drogas. No trajeto eles pernoitavam em hotéis específicos e tinham uma mula dos transportadores e batedores, então eles sempre estavam em pelo menos dois veículos”, explicou o delegado Cleyson Rodrigo Brene.
A Polícia Civil acredita que toda a quadrilha tenha sido desarticulada. Mais de 30 policiais civis participaram das diligências, nas cidades de Poços de Caldas, Andradas e São João da Boa Vista, além das polícias penais de Ponta Porã e Marília. Três mandados de prisão e três de busca e apreensão foram cumpridos em Poços de Caldas.