Publicidade

A pandemia evidenciou para as autoridades uma série de questões, entre elas a violência doméstica. O distanciamento social aumenta o isolamento físico e emocional das vítimas, dificultando o acesso ao sistema de Justiça. Por isso a partir desta sexta-feira (10) a Delegacia Virtual, da Polícia Civil passa a receber este tipo de registro.

Publicidade

O acesso das pessoas é simples, a vítima entra no site da delegacia, preenche um formulário com questionamentos que vão se apresentar na tela e envia. O registro passa por uma triagem e em seguida é emitida uma mensagem informando o número do Registro de Evento de Defesa Social (Reds) e a explicação de como acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social para imprimi-lo.

O boletim de ocorrência será encaminhado para providências na delegacia, onde o delegado vai ouvir a vítima, preferencialmente por meio eletrônico ou telefônico. Na sequência, o expediente será encaminhado à Justiça, para que seja apreciado o pedido e concedidas as medidas protetivas solicitadas. Casos de flagrante delito não serão registrados por meio da Delegacia Virtual de Minas Gerais. De acordo com a nova lei, poderão também ser realizados, por meio da Delegacia Virtual, registros dos atos de violência contra crianças e adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.