Publicidade

As imagens que mostram um suposto Objeto Voador Não Identificado (OVNI) sobrevoando Poços de Caldas foram esclarecidas pela Polícia Militar. Trata-se do helicóptero Pégasus, que pertence à 6ª Base Regional de Aviação do Estado de Minas Gerais. O mistério também já havia sido desvendado pelo pós-doutor em física e estudioso de astronomia, Cássius Anderson Miquele de Melo, professor da Unifal procurado pela reportagem.

Publicidade

Os canais do Youtube Verdade Mundial e Live Planet, sobre ufologia, publicaram análises. O próprio autor do vídeo, Paulo Siqueira, que não foi encontrado pelo Poços Já, o publicou na plataforma. As imagens foram filmadas na rua Augusto Pomarico, dia 28 de maio, e mostram uma luz intensa na Serra de São Domingos. Em seguida, ela passa a se mover.

“Depois de analisar as imagens, estou certo de que se trata do helicóptero da polícia que no início da noite socorria um policial que havia sido ferido por linha de pipa com cerol enquanto ia trabalhar de moto. O acidente foi noticiado por vários veículos de informação da cidade. O horário e dia coincidem com a filmagem. A linha de visada também, dado que a filmagem foi feita a partir da rua Augusto Pomárico e o helicóptero levou o ferido para a Santa Casa. Além disso, helicópteros de polícia e socorro não precisam fazer registros em aplicativos de vôos comerciais, por razões óbvias”, esclarece o físico.

A Polícia Militar confirmou o fato, em nota oficial divulgada neste sábado (13): “a equipe de serviço prontamente decolou com a vítima da base e realizou pouso no pátio do Tiro de Guerra, prestando socorro rápido e de grande relevância devido à gravidade do ferimento. Posteriormente, o militar foi levado de viatura policial até ao hospital, onde foi atendido”.

Para Cássius, o período de pandemia favorece esse tipo de registro, mas é preciso cuidado. “O número de avistamentos desse tipo têm crescido com as pessoas passando mais tempo em casa e olhando pelas janelas. Há cerca de um mês relataram outro avistamento no Cristo que se comprovou ser um drone fazendo imagens noturnas para divulgação da cidade. Também houve o caso de pessoas que se assustaram com 60 pontos brilhantes como estrelas atravessando o céu da cidade alinhados, que se comprovou serem os satélites Starlink da SpaceX”, comenta.

Veja os vídeos publicados no Youtube:

Leia a nota completa:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Vem sendo divulgado, através de um vídeo hospedado em um canal no site YouTube, imagens de um suposto OVNI (Objeto Voador Não Identificado) sobrevoando a cidade de Poços de Caldas no dia 28 de maio de 2020, no horário compreendido entre 18h00min e 18h20min.

As imagens foram feitas através da câmera de uma Aeronave Remotamente Pilotada,
conhecida popularmente como “Drone”, da qual seu proprietário realizava imagens aéreas do pôr do sol na Serra de São Domingos.

Em determinado momento da filmagem é possível visualizar uma luz de grande intensidade sobrevoando a região oeste da Serra de São Domingos, onde se localiza o Tiro de Guerra 04-021. Este local é utilizado pela 6ª Base Regional de Aviação do Estado como local de pouso em caso de urgência e emergência médica, devido à proximidade com a Santa Casa de Misericórdia de Poços de Caldas.

Ocorre que, nesse dia e na mesma faixa horária, um militar foi atingido na perna por uma “linha com cerol” enquanto se deslocava em sua motocicleta em um bairro da zona sul da cidade, onde se localiza a Base da Esquadrilha Pégasus. Diante da situação de emergência, a equipe de serviço prontamente decolou com a vítima da base e realizou pouso no pátio do Tiro de Guerra, prestando socorro rápido e de grande relevância devido à gravidade do ferimento. Posteriormente, o militar foi levado de viatura policial até ao hospital, onde foi atendido.

Portanto, o suposto OVNI é, na verdade, a aeronave de asas rotativas (helicóptero) da PMMG, que prestava socorro ao militar e fez pouso no pátio do Tiro de Guerra, posteriormente decolando e retornando à sede da 6ª BRAvE. Assim, realizou o mesmo trajeto descrito no vídeo em pauta. A luz forte vista nas imagens, trata-se do farol de busca da aeronave que foi utilizada para iluminar o local de pouso e garantir a segurança da operação. Já aquelas outras, intermitentes, vistas ao final do vídeo, são as luzes de posição, obrigatórias durante o voo.

Ressalta-se que a Polícia Militar de Minas Gerais serve à toda sociedade, garantindo  segurança e o bem estar do povo Mineiro e que o recurso da aeronave Pégasus encontra-se disponível para apoiar nas diversas missões sejam elas de enfrentamento ao crime quanto ao de resgate e salvamento de pessoas.

Poços de Caldas, 13 de junho de 2020.
Sandro Vieira Corrêa, Ten Cel PM
Comandante da 6ª BRAvE