A sessão do tribunal do júri terminou na noite de segunda-feira (23) com a condenação de Luiz Carlos Souza Junior por ter matado seu então amigo Michel Daniel Sales em setembro de 2017. A pena é de 12 anos em regime fechado.
Luiz foi condenado por homicídio qualificado por motivo fútil por impossibilidade de defesa da vítima. Em plenário, a defesa apresentada pelos advogados Karla Felisberto e Lucas Flausino, defendeu a tese de que o autor agiu por violenta emoção causada por injusta provocação. Ele ainda tentou derrubar as qualificadoras.
Ao fim dos depoimentos e dos debates, os jurados votaram na tese do Ministério Público e condenou o réu. O juiz Robson Luiz Rosa Lima realizou a dosimetria das penas e aplicou a pena mínima legal, considerando que Luiz é réu primário, possui bons antecedentes criminais e ainda confessou a prática do delito. Para a defesa, o juiz agiu de forma justa.
Como Luiz já está preso há dois anos, ele deve permanecer em unidades prisionais por pelo menos mais dois anos e oito meses, quando poderá pedir a progressão para o regime semi-aberto.
A decisão é de 1ª instância e a defesa já manifestou que vai recorrer.
O caso
Luis Carlos de Souza Junior era acusado do homicídio Michel Daniel Sales, à época com 29 anos. Em setembro de 2017, vítima e autor que eram amigos, se desentenderam por uma dívida de R$ 10, entraram em luta corporal e Luis acabou matando Michel com golpes de barra de ferro.