Um desfile pra lá de especial marcou o início do Outubro Rosa na Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), nesta terça feira (2). Na passarela, pacientes do setor esbanjaram alegria e autoestima.
O evento marcou o início das atividades do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O tradicional evento, que aconteceu pelo terceiro ano consecutivo em parceria com o Grupo de Assistência e Apoio ao Paciente Oncológico (Gaapo), contou com a presença da miss Poços de Caldas 2017, Alina Júlía Tomé de Castro. Além de conscientizar sobre o câncer de mama, teve o objetivo de elevar a autoestima e e proporcionar um momento especial e alegre para as pessoas que passam por momentos difíceis.
A presidente do Gaapo, Claudia Rocha, destaca que, a cada ano, o evento ganha mais força e adesão das pacientes, que entram no clima e passam por momentos de pura diversão.
“Nós maquiamos as pacientes e algumas funcionárias. Procuramos levar autoestima, falar pra elas a importância de estar bem. Elas desfilam, é uma grande festa. Esse ano, levamos a miss Poços de Caldas de 2017, Alina Júlia, demos brindes a elas, a equipe do Laço Rosa também esteve presente. Foi muito legal, elas ficaram muito felizes. No começo fica todo mundo meio tímido, aí vamos conversando, chamando um, chamando outro, e o pessoal vai se soltando e começa a desfilar”, conta Claudia.
O superintendente da Santa Casa, Azér Zenun, explica que esse evento vem ao encontro do pensamento da entidade, que é o entrelaçamento entre os servidores da Santa Casa, os funcionários, bem como os pacientes e os usuários do sistema, que fazem o tratamento na Unacon.
“O Gaapo trouxe mais um ano esse evento para dentro da Unacon, onde pacientes desfilaram. Foi fantástico. Uma senhora que faz tratamento se vestiu de mulher maravilha e trouxe uma alegria muito grande para todos nós que estávamos ali presentes. Foi emocionante. O Dr. Ricardo Laier falou sobre a doença, salientou que as chances de cura são grandes, em torno de 70 a 80%”, comenta Azér.
O superintendente destacou ainda a importância da parceria entre a Santa Casa e entidades como o Gaapo. “O Gaapo, presidido pela Cláudia e sua equipe de voluntários, tem trazido um benefício muito grande no dia a dia dos pacientes, trazendo alento e conforto, mostrando para eles que o caminho não é o caminho da angústia e de se retrair, mas sim de conviver com toda a sociedade. Então, o Gaapo está de parabéns, os funcionários da Unacon também e todos aqueles que frequentam esse espaço da Santa Casa”, diz o superintendente.
As atividades do Outubro Rosa na Unacon vão acontecer todas as terças-feiras do mês, a partir das 7h30.