Publicidade

O prefeito Sérgio Azevedo anunciou, nesta segunda-feira (20), a construção de uma nova creche no bairro Jardim Itamaraty, Zona Leste de Poços de Caldas. O projeto será totalmente financiado pelo governo federal, vinculado ao Programa Minha Casa Minha Vida, que já está em andamento com a construção de 246 unidades habitacionais no bairro. O valor investido previsto ultrapassa os R$ 2 milhões.

Publicidade

Dentro do Programa Minha Casa Minha Vida é possível que o município onde haja mais de 500 unidades habitacionais em um raio de 1 Km apresente um projeto de financiamento para a construção de creches. Ao todo, 232 projetos foram apresentados em todo o país, sendo 32 aprovados e, destes, dois no Sul de Minas, sendo Poços uma das cidades contempladas. “Com esses 246 apartamentos, se juntando a outros que já tinham ali, nós reivindicamos o direito de ter uma creche no local, uma creche inteiramente por conta do governo federal, sem nenhum centavo de contrapartida nossa”, enfatiza o prefeito.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Flávia Maria de Campos Vivaldi, a região possui o maior número de crianças aguardando vaga em um Centro de Educação Infantil (CEI). Com a nova creche, que disponibilizará 188 vagas, a expectativa é atender não só as que aguardam, mas também a projeção das famílias que devem se mudar para as novas unidades habitacionais.

“É uma notícia muito boa, é uma meta da educação infantil ampliar o atendimento e é uma necessidade da população.  São 106 crianças hoje, de zero a três anos que esperam vagas, não temos nenhuma vaga reprimida de quatro e cinco anos naquela região, só de zero a três anos. Com a previsão dessa creche a gente consegue zerar essa demanda e provavelmente,  é o que a gerente  espera, as novas demandas que virão com as novas famílias”, destaca.

Como os contratos entre a BM engenharia, responsável pelo empreendimento, e a Caixa já foram assinados, o prefeito explica que a obra deve começar de imediato. A projeção é que a creche seja entregue praticamente na mesma época da entrega dos novos apartamentos, prevista para o meio do ano que vem. “Acredito que gente consiga no prazo de um ano, aproximadamente, aí casaria com a entrega dos prédios. Vamos trabalhar para que esse prazo possa ser cumprido, para que a população já tenha esse beneficio ao lado dos prédios”, finaliza.