Publicidade

O suposto risco da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) fechar as portas da unidade de Poços de Caldas devido ao atraso nos repasses por parte da prefeitura está movimentando as redes sociais. A reportagem do Poços Já Cidade entrou em contato com a assessoria de comunicação da instituição que, através de nota oficial, confirmou o atraso nos pagamentos.

Publicidade

De acordo com a AACD, “as suas lideranças regionais e nacionais trabalham em total alinhamento e buscaram, nos últimos meses, contato com o governo municipal para que a situação fosse normalizada”.

De acordo com a nota, a instituição recebeu, na última sexta-feira (13), o pagamento de uma das parcelas em aberto, mas diz ainda que “em respeito aos pacientes, que necessitam da continuidade das terapias, a AACD espera que os demais valores, que totalizam R$ 330.000,00 – referentes aos três meses pendentes – também sejam regularizados”.

A nota não diz nada sobre a possibilidade de fechamento da unidade, caso os atrasos perdurem, mas afirma que “continua à disposição da prefeitura para a regularização das demais parcelas o mais rápido possível, para que os serviços prestados aos munícipes de Poços de Caldas prossigam sem prejuízos”.

Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde também se manifestou sobre o caso. De acordo com o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, a informação sobre o possível fechamento da unidade em Poços não procede. “Estive em contato telefônico com o superintendente da AACD em São Paulo, que descartou esta possibilidade de fechamento. Também não foi confirmada esta informação de que um empréstimo teria sido feito pela AACD de Poços para pagamento de 13º salário. Nós temos consciência de que há atraso nos repasses, mas temos preocupação em manter diálogo constante e por isso fomos pegos de surpresa pela divulgação destas informações”.

Ainda de acordo com o secretário, os dois próximos repasses já estavam agendados antes da notícia sobre o fechamento começar a circular. “Já havia um empenho feito anteriormente, para um pagamento nesta sexta (13) e referente à parcela de abril. O pagamento referente à parcela de maio já está agendado para a próxima semana e na sequência viabilizaremos o pagamento da parcela de junho. Já a quarta parcela devida depende da apresentação de uma prestação de contas que a entidade ainda não fez”, esclareceu o secretário.

Sobre a AACD Poços de Caldas

Inaugurada em 2011, a unidade de Poços de Caldas oferece terapias para a reabilitação e acompanhamento médico em especialidades como fisiatria, psicologia e neuropediatra. Realizou em 2017 mais de 20 mil atendimentos no Centro de Reabilitação e ainda, com apoio de parceiros locais, inaugurou a Sala de Integração Sensorial para somar ao tratamento de reabilitação, evoluindo habilidades motoras, comportamentais e acadêmicas.