A Secretaria Municipal de Saúde está realizando a atualização do Cartão SUS, para a versão com código de barras. Neste primeiro momento o serviço será oferecido aos moradores das zonas Leste e Oeste devido à informatização, que já foi implantada nas farmácias municipais destas regiões. Na sequência e até o final deste ano, a previsão é que a atualização passe a ser necessária também para os usuários das farmácias Central e Sul.
Para atualizar o cartão ou até mesmo fazer a primeira via, é necessário apresentar RG, CPF ou certidão de nascimento, esta última para menores de 12 anos que não tenham outro documento de identificação. É solicitado também um comprovante de residência no nome do usuário ou do responsável, no caso de menores. Servem como comprovante: contas de água, luz ou correspondências bancárias.
O Cartão SUS é um documento muito importante, especialmente para atendimento nas unidades pertencentes ou prestadoras de serviço do SUS – Sistema Único de Saúde. Com registros a cada atendimento prestado, a base de dados permite a reunião de um histórico deste paciente no sistema de saúde, com informações sobre quando e onde ele foi atendido, serviços e procedimentos realizados, além de saber quais os profissionais que prestaram os atendimentos.
Para ter este histórico atualizado, é fundamental que o paciente sempre apresente o Cartão SUS, em todos os atendimentos de saúde. Quem não tem o documento, deve providenciá-lo. Para isso é necessário ir à Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa. As unidades que não realizam cadastro e atualização do cartão encaminham os pacientes para a Policlínica Central, sala 8, com atendimento de segunda a sexta, das 11h às 16h30.