Uma grande campanha de solidariedade se formou nas redes sociais. A história do pequeno João Lucas, de quatro anos, que precisa passar por uma cirurgia oftalmológica urgente, sob risco de perder a visão, tem comovido milhares de pessoas. O procedimento, de alto custo, só pode ser realizado em São Paulo (SP) ou Belo Horizonte (MG), por isso a campanha “Juntos pelo João Lucas” visa arrecadar fundos para a realização do procedimento cirúrgico.
A criança mora em Maria da Fé (MG) e no último dia 20 passou por uma consulta em Poços, no Instituto Donato Oftalmologia. Após avaliação do especialista, foi detectada a Síndrome de Marfan (doença hereditária que afeta o tecido conjuntivo – responsável pelo fortalecimento das estruturas do corpo. A doença geralmente atinge mais o coração, os olhos, os vasos sanguíneos e também o esqueleto), com luxação do cristalino, e a indicação mais segura é o tratamento cirúrgico para implante de lio e de um anel intracapsular. Esse procedimento é feito em um aparelho específico, que não é encontrado na região. O Instituto se dispôs a acompanhar todo o pós-operatório.
Por se tratar de um tratamento caro, com custo aproximado de R$30 mil, a família não tem condições de arcar com as despesas. Foi aí que uma corrente do bem se formou e várias pessoas têm se disponibilizado a ajudar o menino, com rifas, bingos, e shows beneficentes. Na página da campanha Juntos pelo João Lucas no Facebook os interessados podem acompanhar os eventos e saber como ajudar. Além disso, é possível contribuir através da vaquinha online ou através de depósito bancário na Caixa Econômica Federal, Agência: 1687 Conta Poupança: 14799-1 Operação: 013 em nome de José Adriano Pinto, pai de João Lucas.