Publicidade
Trabalhadores protestaram contra reforma proposta pelo presidente Michel Temer.

Representantes rurais de cinquenta cidades do estado de Minas Gerais participaram de uma manifestação contra a PEC 287, no Centro de Poços de Caldas, durante a manhã desta quarta-feira (15). O principal objetivo do ato é protestar contra a reforma da Previdência Social proposta pelo atual presidente Michel Temer.

Publicidade

“A reforma da previdência quer tirar direitos dos trabalhadores rurais. Vai tirar direito de toda categoria, mas principalmente de nós mulheres que trabalhamos na área rural. Hoje nós aposentamos com 55 anos e, com a mudança da previdência, vai subir para 65. Vamos ter que trabalhar 10 anos a mais para conseguir a aposentadoria”, explicou a diretora regional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Maria Márcia de Oliveira Martins.

A manifestação começou próxima à Estação Mogyana (Fepasa) e os participantes caminharam pela rua Junqueiras, Praça Pedro Sanches e rua Francisco Salles, onde pararam em frente ao INSS para seguir com o ato. Segundo a organização, o protesto ocorreu, simultaneamente, em mais 13 cidades do Sul de Minas.

Manifestação seguiu pelas ruas do Centro.

O casal Maria José Soares e José Francisco Soares trabalha com produção de café na Zona Rural de Muzambinho e participou do ato. Os dois falaram sobre a preocupação em não conseguir a aposentadoria com a mudança da previdência. “Fico preocupada, não só por mim, mas por todos. Minha família, meus filhos, meus netos, pais e mães são aposentados. Se tiver uma mudança desta, vai prejudicar muito para nós”, declarou Maria José.

A produtora de café também aproveitou para ressaltar as dificuldades dos trabalhadores rurais, que muitas vezes começam a exercer a profissão desde cedo. “Todas as crianças da roça estão trabalhando. Cada um no seu pedacinho de terra, junto com o pai, com a mãe. É sacrificado, o serviço é muito pesado, embaixo de sol, de chuva. E depois? Não vai ter uma aposentadoria? Acho uma judiação o que estão fazendo com o povo pobre, o povo que produz para todos comer”, finalizou.

PEC 287/2016

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/2016, enviada pelo governo Temer ao Congresso Nacional em 5 de dezembro do ano passado,  altera os artigos 37, 40, 42, 109, 149, 167, 195, 201 e 203 da Constituição Federal, modificando o sistema de Seguridade Social estabelecido pela Carta Magna.

Dentre as principais mudanças propostas estão a elevação da idade da aposentadoria para 65 anos e exigência de um tempo mínimo de 25 anos de contribuição com o INSS.