Publicidade
Cadastro pode atender a cerca de 900 pacientes da fila de espera.

Mais de mil e quatrocentas pessoas compareceram à sede da Caldense durante este sábado (11) para realizar o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). A campanha “Dia do Rullyan” tem o propósito de encontrar um doador compatível com o empresário Rullyan Carlos de Assis, de 48 anos, que foi diagnosticado um tipo raro de leucemia em junho do ano passado.

Publicidade

“A gente está na expectativa de encontrar um doador e espera encontrar nessa campanha. Três semanas antes a gente começou a campanha no Hemocentro, com horário estendido, e esperávamos que pelo menos 500 pessoas fizessem o cadastro hoje, até agora foi tudo um sucesso, a gente já bateu mais de mil cadastrados só hoje”, declara Paloma Sanches de Assis, esposa de Rullyan.

A professora ainda ressalta a importância do cadastro para outras famílias que também esperam por um transplante. “A gente sabe que nossa campanha é uma campanha estendida. Não é uma campanha só nossa, é uma campanha de muitas mães, esposas, maridos, enfim,  pessoas que estão na mesma angústia que a gente. Porque a gente nunca sabe se a pessoa que está esperando vai conseguir aguentar até a hora de chegar um doador”, desabafa.

Dia do Rullyan foi realizado na Caldense.

A estudante de direito Bianca Braziel foi uma das 1.471 pessoas a se cadastrar para doar medula óssea. “Fiquei sabendo pela campanha que foi feita nas redes sociais, me comovi muito com a história dele. A campanha foi de grande importância pois serviu não só pra ajudar ele, mas muitas outras pessoas que precisam da doação de medula, fiquei muito feliz em tomar o primeiro passo e agora estou torcendo pra que seja compatível com alguém!”.

Segundo a coordenadora da unidade do Hemocentro em Poços de Caldas, Cibele Angélica de Souza Spina, hoje quase 900 pessoas aguardam por um transplante de medula óssea no Brasil. “O Rullyan foi o grande motivador, a alma desta campanha. Desde que a família dele nos procurou para pedir ajuda na campanha, nossos números de doadores de sangue aumentaram muito, o que é muito importante e a gente espera que, no meio de tantas doações, a gente consiga encontrar doadores compatíveis para todos aqueles que estão precisando no Redome”, explica.

Para se cadastrar

Os interessados em fazer cadastro para doação de medula óssea devem procurar o Hemocentro. Os pré-requisitos são: ter entre 18 e 54 anos, boa saúde e não ter nenhuma doença sexualmente transmissível. No ato de cadastro são retirados 5ml de sangue que serão enviados para teste. Caso seja compatível com algum paciente, o doador é informado sobre o procedimento.