Publicidade
Moacir foi o inventor do requeijão de copo e trouxe a Danone para o Brasil (foto: criadouropocosdecaldas.com).

O ex-administrador de fazendas e proprietário do maior criadouro de animais silvestres do Brasil, Moacir Carvalho Dias, morreu neste domingo (29). Ele tinha 96 anos e a causa da morte ainda não foi divulgada. O corpo vai ser velado no Velório Municipal, com sepultamento na segunda-feira (30), às 16h, no Cemitério da Saudade.

Publicidade

Conhecido como Xixo, ele também trouxe a Danone para o Brasil e foi o criador do requeijão de copo, na década de 1950, quando administrava a Laticínios Poços de Caldas. Depois de se aposentar, nos anos 90, decidiu se dedicar à criação de aves ameaçadas de extinção. O local chegou a ter cerca de quatro mil animais.

Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, em 2008, Xixo lembrou o processo de criação do requeijão. “Eu comecei a enumerar cada receita. No começo, fazia uma por dia, depois passei para três e acabei fazendo seis por dia. Quando cheguei na 606, já achei que tinha dado certo. Caí na besteira de fazer requeijão com sabores. Quando vi já tinham sido mais de mil receitas. Não teve jeito: foi a 606”.