No próximo sábado (17), cerca de 150 crianças serão atendidas gratuitamente no Instituto Donato Oftalmologia. Elas vão passar por consultas e exames, com o objetivo de detectar deficiências como miopia, hipermetropia e astigmatismo.
A ação faz parte do projeto Visão do Futuro, que está na terceira edição. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia , existem 19 milhões de crianças com deficiência visual no mundo. São problemas que podem causar diversos tipos de transtornos, em especial no período escolar, como dificuldades de aprendizagem, repetência e evasão.
O Instituto Donato, ciente da falta de recursos públicos no atendimento à saúde da população, em especial na área oftalmológica, procura minimizar este passivo social.
O projeto tem como objetivo colaborar com o bom desempenho escolar das crianças. Isso é feito por meio de consultas e exames, realizados voluntariamente pelos médicos e colaboradores do Instituto Donato.
Para a realização do projeto, o Instituto Donato conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e de importantes empresas e parceiros, como Latinofarma, Alcon, Allergan, Essilor, Super Ótica São José, Total Consultoria, Convention Bureau & Visitors de Poços de Caldas, Daniel Reche Fotógrafo Comercial, Erica Lewicki, W. Outdoor e Banana Canela e Design.
Nesse ano, o Visão do Futuro vai atender crianças de 23 escolas da rede municipal. Os participantes foram triados pelos professores e os que apresentaram alteração na acuidade visual foram encaminhados para consulta oftalmológica completa. Aqueles que apresentaram diagnóstico de miopia, hipermetropia e /ou astigmatismo, e que necessitam do uso de óculos, serão atendidos. Eles vão receber os óculos e ainda podem escolher a armação preferida.
Fonte: Instituto Donato Oftalmologia