Publicidade
DSCF5802
Represa Saturnino de Brito tem vazão de mais de 200 litros de água por segundo.

O nível dos reservatórios de Poços de Caldas voltou ao normal, segundo o Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas (DMAE). Além do bom índice de chuvas neste ano, a interrupção da geração de energia com a água da Represa do Cipó foi fundamental para a recuperação da barragem.

Publicidade

A Represa Saturnino de Brito está operando com a vazão máxima, que é de 200 a 210 litros por segundo e a do Cipó chegou a 99,7% da capacidade. Dessa forma, a produção de energia pode voltar ao normal entre junho e julho.

Em comparação ao ano passado, a situação é mais tranquila. Em 2014, nesta mesma época, começou a diminuir a vazão na Saturnino e o volume na Barragem do Cipó era 40% menor.

Apesar dos bons números, é necessário que a população mantenha as medidas de economia de água para que o período de estiagem termine sem a necessidade de racionamento. “O volume está bom, mas a população precisa continuar adotando medidas de economia. Esse nível diminui em poucos meses”, informou o assessor de meio ambiente do DMAE, Gilson de Souza Lopes.