A Secretaria Municipal de Saúde inicia, na próxima segunda, 15, a campanha de vacinação contra a gripe. A meta do município é vacinar 32.577 pessoas, até o dia 26 de abril, em onze salas de vacina, divididas por todas as regiões da cidade. Os habitantes da região rural serão imunizados após o dia 26.
O público-alvo são crianças de 6 meses a menores de 2 anos, idosos acima de 60 anos, trabalhador de saúde, gestante, mulheres até 45 dias após o parto (grupo novo) e doentes crônicos. De acordo com Dinorah Russo, coordenadora do serviço de vacinação, os doentes crônicos devem solicitar ao seu médico uma receita, indicando a vacina e o porquê do paciente necessitar da imunização.
No sábado, dia 20, é o Dia D, quando, excepcionalmente, 24 unidades de saúde estarão abertas para imunização em Poços de Caldas, no horário de 8h às 17h.
A partir de segunda-feira, a vacina será ofertada nos seguintes postos: Central de Vacinas, UBS Country Club, UBS São Jorge, Hospital da Zona Leste, e os PSF Regional Sul (bairro São Sebastião), Nova Aurora, Chácara Alvorada, Santa Rosália, Vila Nova, São José e Esperança 2.
Campanha
A Campanha deste ano pretende imunizar 39,2 milhões de pessoas em todo o país. A vacina protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no inverno passado: A (H1N1) , A (H3N2) e B.
A vacina não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo, isto é, entre aqueles que já apresentaram forte reação alérgica pelo menos duas horas depois de comer ovo. Esse tipo de alergia é bastante rara.
Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. O objetivo da vacinação é contribuir para a redução das complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe.
Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Poços de Caldas