A operação Ponto Final, promovida pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), retirou de circulação mais 18 ônibus da Gardênia. As abordagens ocorreram simultaneamente no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte e na rodoviária de Pouso Alegre, durante a terça-feira (30).
A mesma operação já havia retirado de circulação outros veículos da mesma empresa. Entre eles, o ônibus que fazia a linha Poços de Caldas/Belo Horizonte. Neste caso, a empresa Gontijo assumiu o trajeto.
Em dois dias de operação, dez dos 18 ônibus vistoriados na rodoviária de Pouso Alegre foram tirados de circulação. O motivo são irregularidades na manutenção e itens de segurança. Ainda houve a notificação de outros dois veículos por falta de conservação e higiene. Assim, a equipe de fiscais emitiu 37 autuações que incluem, ainda, descumprimento do quadro de horários.
A operação retirou de circulação três veículos em Belo Horizonte, por irregularidades de manutenção e documentação. A empresa também foi autuada por descumprimento do quadro de horários das linhas com embarque na capital.
Ao final da operação, devem começar os processos administrativos para punição da empresa. Além disso, serão necessárias novas vistorias para que estes veículos voltem às estradas.
“Os usuários podem ficar tranquilos pois não serão prejudicados. As viagens estão sendo realizadas por ônibus de outras empresas que estejam dentro dos padrões de segurança exigido”, afirma o subsecretário de Transportes e Mobilidade, Aaron Duarte Dalla.
Operação Ponto Final
A operação Ponto Final ocorre por conta da quantidade de irregularidades encontradas em outra ação de fiscalização realizada nos dias 10, 11 e 12/4, nos veículos operados pela mesma empresa.
Além disso, a operação visa apurar o grande número de reclamações registradas por passageiros, entre eles atrasos nas viagens e má conservação dos ônibus. A operação de fiscalização realizada nas cidades de Passos, Cássia e Poços de Caldas, no início do mês, resultou em 12 veículos autuados por problemas encontrados em itens de conforto e segurança, assim como por descumprimento dos quadros de horários.