O Poços Já realizou uma entrevista exclusiva com o presidente da Câmara Douglas Dofu (União). No primeiro mandato como vereador, ele agora inicia a gestão de dois anos à frente da Casa. Durante a conversa foram abordados temas como as metas do presidente, mudança de sede, ações de reorganização e a imagem da Câmara, entre outras questões.
Dofu informa que a Câmara está passando por um processo de reestruturação. Por meio de assessoria da Fundação João Pinheiro estão sendo analisados o organograma, plano de cargos e salários e outras questões. Os estudos feitos pela instituição devem estar prontos no início do segundo semestre e, a partir dessas diretrizes, serão promovidas diversas ações, assim como a abertura de concursos públicos.
A intenção é melhorar as condições de trabalho e também o serviço prestado à comunidade. Entre as dificuldades atuais estão a falta de espaço físico, afinal, os gabinetes são pequenos para comportar parlamentares, assessores e visitantes.
Além disso, os documentos arquivados ocupam grande parte das salas. “Hoje temos, no anexo, oito salas completas de arquivos físicos. Isso acaba ocupando muito espaço”, complementa o presidente. Para que esse problema seja resolvido, a Câmara está realizando a digitalização dos documentos, de acordo com as normas legais.
Considerando que a atual sede passou a ser pequena para atender à população e ao Legislativo, Dofu pretende realizar estudos para mudança de local. Alguns prédios estão sendo analisados, mas por enquanto nenhum foi confirmado. Ainda há a possibilidade de criação de um fundo que receberia recursos para construção da nova sede.
Pautas polêmicas
Já na primeira sessão como presidente da Câmara, Dofu lidou com um protesto. Na presença do prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), comerciantes de trailers do Parque José Affonso Junqueira reivindicaram a permanência no local.
Em seguida, os vereadores se reuniram com o secretário de governo Paulo Ney e a procuradora do município Vanessa Gavião para tratar do assunto. Atualmente, a prefeitura estuda prorrogar o prazo para que os trailers de lanches deixem o espaço. O projeto do Executivo é a criação da Alameda Poços, com novas lanchonetes no parque.
Outra questão polêmica é o aumento do número de vereadores, dos atuais 15 para 19. A questão movimentou as redes sociais recentemente, mas, segundo Dofu, não houve nenhuma movimentação oficial nesse sentido. Caso o assunto entre em pauta, ele afirma que a discussão será levada para a comunidade antes que seja tomada qualquer decisão.
Valorização do Legislativo
A comunicação com os poços-caldenses e os trabalhos de educação também são prioridades para a gestão de Dofu. “Nosso propósito principal é de valorização do Legislativo. Ao longo do tempo nós perdemos esse protagonismo, a população ainda tem uma visão muito negativa do papel do vereador. Muitas decisões importantes, que influenciam a vida do munícipe, passam por aqui e temos que valorizar isso”, comenta o presidente.
Uma das medidas é o fortalecimento da Escola do Legislativo, que foi destaque no encontro nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), ano passado, em Recife-PE. Na ocasião foi apresentada a cartilha Cidadania para os Pequenos, destinada a estudantes em fase de alfabetização.
Segundo Dofu, a Câmara de Poços é referência na microrregião e tem ajudado os parlamentares de cidades vizinhas na implantação de novos projetos. O presidente também pretende intensificar as visitas aos bairros, incentivando que os vereadores estejam mais presentes nas vidas dos cidadãos locais.
“Hoje eu avalio como positiva a nossa relação com a população, mas não estamos 100%. Temos muito o que melhorar, avançar, até peço sugestões. Precisamos ter a humildade de pedir sugestões, ouvir críticas construtivas, para que possamos sempre melhorar, pensando no bem-estar da população de Poços”, finaliza.