O Colégio Jesus Maria José, em Poços de Caldas desde 1928, é conhecido pela educação de qualidade. Além das disciplinas tradicionais, a escola faz questão de ensinar valores pessoais e cristãos, junto a diversos conhecimentos extras.
Neste ano, o colégio implanta o método Escola da Inteligência, desenvolvido por Augusto Cury, e mantém atividades especiais para os estudantes, voltadas para artes e tecnologia.
Coral Vozes da Infância
O desenvolvimento musical, que comprovadamente estimula o foco e a concentração dos alunos, também acontece no Jesus Maria José. O Coral Vozes da Infância, criado em 2012, tinha inicialmente 20 pequenos cantores. Hoje são 65, em um projeto que ganhou palcos e o carinho dos alunos.
Neste período, o grupo se apresentou em entidades beneficentes, igrejas, missas, festivais, celebrações natalinas, programas de TV locais e foi até para Brasília (DF), em 2015. “O coral fomenta o interesse musical dos alunos e desenvolve importantes habilidades, como a criatividade, trabalho em equipe, disciplina, autoconfiança, respeito ao próximo e convívio com as diferenças”, declara a diretora do colégio, Irmã Maria Vanuza da Silva.
Dança Cristã (grupos infantojuvenil e jovem)
O trabalho com as artes também passa pela dança, com o objetivo de estimular a arte e evangelizar. Em agosto de 2015 o Grupo de Dança Cristã iniciou os trabalhos, com alunas dos ensinos Fundamental II e Médio, e não parou mais. O objetivo inicial era apresentar-se na Romaria Jovem Jesus Maria José, em Aparecida (SP), e o início foi em grande estilo, com um flash mob. Em seguida, o grupo se apresentou no Poços Festival de Dança e outros eventos, como missas e eventos do Colégio.
Mais alunos se interessaram em dançar e, por isso, foi criado, no mesmo ano, o Grupo de Dança Cristã Infantojuvenil, com integrantes do terceiro ao quinto ano do Ensino Fundamental I. “Os benefícios da dança também são inúmeros: melhora a autoestima, combate o stress, estimula a sociabilidade e exercita o equilíbrio e a coordenação motora, além de ser utilizada como instrumento de louvor e adoração a Deus. Fico feliz em saber que podemos proporcionar experiências positivas que vão além das salas de aula”, afirma a diretora.
Programação e robótica
Jogos, aplicativos móveis, empreendedorismo. Alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental I ao terceiro ano do Ensino Médio têm a opção de participar das aulas de programação e robótica, iniciadas em 2016. O professor Leonardo Mendes, de quem partiu a iniciativa, lembra que esta geração é de “nativos digitais”, crianças e adolescentes que já nascem com grande facilidade quando o assunto é tecnologia.
O conteúdo é importante para formar profissionais capazes de criar tecnologia e atuar em um mercado que precisa de mão-de-obra qualificada.
O Colégio Jesus Maria José fica na Rua Rio Grande do Sul, 1483, no Centro. Mais informações pelo telefone 3722-2021, na página do Facebook ou no site da escola.