Poços de Caldas agora tem a opção de internet via fibra ótica. O serviço foi lançado nesta terça-feira (10), em solenidade realizada no Palace Casino, e já está à disposição dos interessados. Segundo a empresa, os clientes residenciais podem ter velocidade de até 50 megabytes.
Por enquanto, a fibra ótica foi instalada na Zona Oeste e em parte do Centro, na área próxima à rua Pernambuco. O projeto é realizado em parceria com o Departamento Municipal de Eletricidade (DME), que abriu uma licitação para compartilhamento de postes. Dessa forma, a empresa vencedora, a Outcenter, paga ao DME um valor pelo aluguel dos postes por onde passa a fibra ótica.
As outras áreas da cidade também terão o serviço, que será inaugurado em agosto no restante do Centro, em julho no Distrito Industrial, em novembro na Zona Sul e em fevereiro de 2017 na Zona Leste. Apenas as ruas centrais com fiação subterrânea por enquanto não serão incluídas, já que esse processo depende de nova licitação.
Além da velocidade superior, a estabilidade também é uma vantagem da internet via fibra ótica. “A luz reflete nesse cabo e os dados são transmitidos em velocidade da luz. Independente da distância que você esteja, consegue transmitir na mesma velocidade. Também não sofre interferência com chuva, temporal, outras ondas eletromagnéticas. É um cabo blindado. Pode ter alguma interferência só se vier algum caminhão e derrubar um poste. Mas temos uma equipe de plantão 24 horas para esses casos”, explica Marcos Lemos, diretor comercial e de relacionamento com o cliente da Outcenter.
O valor da instalação, segundo o diretor comercial, é de R$1,2 mil. Porém, o valor é parcelado em até 12 vezes e o cliente não paga mensalidade nesse período. Para empresas, a velocidade é ilimitada e varia de acordo com a necessidade.