- Publicidade -
22 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Bombeiros combatem incêndios em áreas de mata ciliar em Andradas

- Publicidade -
Bombeiros combatem incêndios em áreas de mata ciliar em Andradas
(foto: BM)

O Corpo de Bombeiros atuou no combate a dois incêndios em Andradas, nesta quinta-feira (17). As chamas atingiram áreas de preservação e mata ciliar.

De acordo com os bombeiros, o primeiro caso se deu por volta das 14h na rua Veneza, Vila Mosconi. As chamas atingiram um lote com vegetação próxima a uma área de preservação. A equipe de bombeiros atuou por aproximadamente uma hora entre o combate direto e os trabalhos de rescaldo. Ao todo, eles utilizaram cerca de 2 mil litros de água, além de equipamentos manuais como abafadores e ferramentas de sapa.

- Publicidade -

Conforme relato de testemunhas, adolescentes teriam iniciado o incêndio ao atear fogo na vegetação e fugiram do local antes da guarnição chegar. Ninguém identificou os autores.

O segundo incêndio se deu por volta das 20h. Desta vez na rua Acir Costa, ainda na mesma faixa de mata ciliar. Conforme a corporação, as circunstâncias apontam para uma possível reincidência criminosa, embora não haja confirmação oficial.

- Publicidade -

A operação demandou cerca de mil litros de água, além do uso de bomba costal e abafadores. O combate teve duração aproximada de 40 minutos.

Ao todo, mais de 3 mil metros quadrados de vegetação foram queimados.

- Publicidade -

Crime ambiental

O Corpo de Bombeiros Militar reforça que estamos em período de estiagem, o que favorece a propagação de incêndios em vegetação. Além de colocar em risco a fauna, a flora, os bens e as vidas humanas, provocar incêndios ambientais é crime, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). A lei pode responsabilizar o autor civil e criminalmente.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!