
O Corpo de Bombeiros atuou no combate a dois incêndios em Andradas, nesta quinta-feira (17). As chamas atingiram áreas de preservação e mata ciliar.
De acordo com os bombeiros, o primeiro caso se deu por volta das 14h na rua Veneza, Vila Mosconi. As chamas atingiram um lote com vegetação próxima a uma área de preservação. A equipe de bombeiros atuou por aproximadamente uma hora entre o combate direto e os trabalhos de rescaldo. Ao todo, eles utilizaram cerca de 2 mil litros de água, além de equipamentos manuais como abafadores e ferramentas de sapa.
Conforme relato de testemunhas, adolescentes teriam iniciado o incêndio ao atear fogo na vegetação e fugiram do local antes da guarnição chegar. Ninguém identificou os autores.
O segundo incêndio se deu por volta das 20h. Desta vez na rua Acir Costa, ainda na mesma faixa de mata ciliar. Conforme a corporação, as circunstâncias apontam para uma possível reincidência criminosa, embora não haja confirmação oficial.
A operação demandou cerca de mil litros de água, além do uso de bomba costal e abafadores. O combate teve duração aproximada de 40 minutos.
Ao todo, mais de 3 mil metros quadrados de vegetação foram queimados.
Crime ambiental
O Corpo de Bombeiros Militar reforça que estamos em período de estiagem, o que favorece a propagação de incêndios em vegetação. Além de colocar em risco a fauna, a flora, os bens e as vidas humanas, provocar incêndios ambientais é crime, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). A lei pode responsabilizar o autor civil e criminalmente.