
A situação do transporte coletivo nos bairros São Bento e Santa Tereza, na zona sul de Poços de Caldas, foi assunto de Requerimento do vereador Tiago Mafra (PT) na última sessão da Câmara Municipal.
Segundo o parlamentar, o gabinete tem recebido inúmeras reclamações de moradores da região sobre a superlotação dos ônibus e a longa espera nas paradas. Especialmente nos horários de entrada e saída de escolas e do trabalho. O problema teria se agravado após a inauguração de dois grandes condomínios no bairro Tiradentes. Eles ampliaram a demanda sem que houvesse aumento correspondente na oferta de viagens.
Questionamentos
No Requerimento, Mafra pede que o Executivo esclareça quais linhas e horários atendem, atualmente, os bairros, quais estudos de demanda aconteceram nos últimos meses. E se há medidas emergenciais previstas para reduzir a superlotação. Como reforço nos horários de pico, aumento de frota ou utilização de veículos de maior capacidade. Ele também questiona se a empresa foi notificada por descumprimento de contrato. E ainda solicita acesso a relatórios de bilhetagem, planilhas de oferta e demanda, além de registros de reclamações de usuários sobre atrasos e lotação.
Ele ressalta também que o crescimento populacional em determinadas áreas tem pressionado os serviços e exige respostas mais rápidas do poder público. “O adensamento urbano nessas regiões, com a entrega de empreendimentos imobiliários, faz com que a pressão sobre os serviços públicos se torne cada vez maior. E isso tem se demonstrado principalmente na dificuldade e na qualidade do serviço de transporte prestado na zona sul. Então, o nosso Requerimento vem no intuito de tentar um esclarecimento sobre a qualidade e a quantidade de transporte coletivo ofertado para melhor atender à população”, afirma.