
A possibilidade de implantação de uma cozinha comunitária móvel em Poços de Caldas é o assunto de Requerimento do vereador Álvaro Cagnani (PSDB). A proposta tem como objetivo ampliar o acesso da população em situação de vulnerabilidade a refeições saudáveis e a preço acessível.
O parlamentar lembrou que, em 2025, já havia sido apresentado um projeto de cozinha comunitária em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social. A resposta do Executivo foi positiva, mas a iniciativa ainda aguarda financiamento e recursos para sua viabilidade.
Modelo
Como referência, Cagnani citou o projeto do Bom Prato Móvel em Sorocaba (SP), que percorre diferentes bairros oferecendo alimentação balanceada a baixo custo. Para o vereador, Poços de Caldas também poderia adotar modelo semelhante, especialmente em áreas mais carentes.
Questionamentos
No documento, o parlamentar questiona o Executivo sobre a existência de estudos ou planos para implantação de uma unidade móvel; os bairros que poderiam ser priorizados; o levantamento atualizado sobre a quantidade de pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar; a possibilidade de integrar programas municipais já existentes ao modelo de cozinha móvel.