
Neste sábado (20), acontece, no Parque Municipal Antônio Molinari, a 3ª edição do “De Olho nos Olhinhos”, das 10h às 15h. O evento tem como foco a conscientização sobre o câncer ocular infantil, uma doença rara, mas que pode ser detectada precocemente e receber tratamento quando houver identificação a tempo.
A iniciativa está sendo organizada por acadêmicos e professores do curso de Medicina da PUC Minas Poços de Caldas, em parceria com a Secretaria de Saúde. Há também a participação de outras instituições apoiadoras. O objetivo principal é oferecer orientações às famílias, destacando os sinais de alerta da doença. Além disso, haverá o reforço da importância do diagnóstico precoce para a preservação da visão e a cura das crianças.
O grande destaque do evento serão as atrações infantis, como cama elástica e pintura facial. Isso garante a diversão dos pequenos enquanto pais e responsáveis recebem informações e materiais educativos sobre o retinoblastoma.
A coordenadora da Atenção Primária da Secretaria de Saúde Camila Barcelar ressalta que esse é um momento de união entre a comunidade para fortalecer a informação. Ela afirma: “A conscientização pode salvar vidas e evitar que muitas crianças tenham complicações maiores no futuro.”
O que é o retinoblastoma?
É um câncer que acomete crianças pequenas, sendo mais comum em bebês. Aproximadamente 90% dos casos são descobertos antes dos 5 anos de idade. É um tumor maligno que se desenvolve na retina, parte interna dos olhos. A doença pode se apresentar em um olho (retinoblastoma unilateral) ou nos dois olhos (retinoblastoma bilateral).
Quando diagnosticado precocemente e tratado, pode alcançar 90% de cura, inclusive com a preservação da visão. Se diagnosticado tardiamente, pode provocar cegueira e até levar à morte.