
No dia em que completaria 36 anos, foi lançado o álbum ao vivo “Tine Taga – Sempre, Agora”, disponível no canal youtube.com/DonsMaria. O trabalho é resultado do espetáculo-homenagem que aconteceu em julho de 2024 no Teatro Benigno Gaiga, Espaço Cultural da Urca. E que reuniu artistas, amigos e admiradores da cantora, compositora e multiartista Tine Taga, falecida em junho daquele ano.
O repertório teve seleção a partir de músicas que marcaram a trajetória da banda Dons Maria – formada por Tine Taga, Gui Reche e João Vitor Junqueira. Acompanhados pelos músicos Breno Oliani (baixo), Danilo de Abreu (percussão) e Guilherme Guerriero (bateria). Teve ainda canções que sempre fizeram parte da vida artística de Tine e homenagens à sua representatividade.
O álbum abre com a faixa “Travestida” em versão instrumental, interpretada pela banda como forma de marcar a ausência de Tine e iniciar o rito em sua memória. Entre os destaques estão composições autorais da artista, como “Menina Baiana”, “Ditadura” e “Tuas Cores”. Além de faixas de seus parceiros de banda, como “Maria” (Gui Reche) e “Devir” (João Vitor Junqueira).
Repertório
O repertório também inclui clássicos da música brasileira, como “Na Hora do Almoço”, “Androginismo”, “Ouricuri”, “Dê um Rolê” e “Mulher do Fim do Mundo”. Enquanto as homenagens ficam registradas em canções como “Um Ser de Luz” e “Destino”.
Cada faixa conta com a participação de artistas convidados da cena sul-mineira. Aluísio Cavalcante, Cecília Cecilina, Flávia Jorge, Giulia Damásio, João Paulo Oliani ‘Fubá’, Julia Montezano. E também Marina Rosa, Mununu, Padú, Pedro Cezar e Sá Gabriel.
A pós-produção musical, mixagem e masterização ficaram a cargo dos irmãos Breno Oliani e João Paulo Oliani ‘Fubá’. Eles transformaram a gravação despretensiosa do espetáculo em um álbum de grande sensibilidade. O lançamento também contou com a direção artística de Paulo Tothy e gestão cultural de Chiara Carvalho, ambos próximos a Tine desde o início da trajetória da Dons Maria.
Equipe de produção
-
Direção artística e capa: Paulo Tothy
-
Pós-produção, mixagem e masterização: Breno S. Oliani e João Paulo S. Oliani (Fubá)
-
Captação do áudio: Milton Leite
-
Gestão cultural: Chiara Carvalho/Carvalho Agência Cultural
-
Artistas participantes: Aluísio Cavalcante, Breno Oliani, Cecília Cecilina, Danilo de Abreu, Flávia Jorge, Giulia Damásio, Guilherme Guerriero, Guilherme Reche, João Paulo Oliani ‘Fubá’, João Vitor Junqueira, Julia Montezano, Marina Rosa, Mununu, Padú, Pedro Cezar e Sá Gabriel
-
Foto da capa: Tamiris Alves
-
Fotos das thumbs: João Paulo Ferreira
-
Gravado em 31 de julho de 2024 no Teatro Benigno Gaiga, Espaço Cultural da Urca, Poços de Caldas/MG
Sobre Tine Taga
Nascida em setembro de 1989, Tine Taga dedicou sua vida à música e à cultura de Poços de Caldas e região. Atuou em bandas de rock, axé, corais e projetos autorais. Foi vocalista da banda Dons Maria, criadora do bloco carnavalesco Bloco Tine Taga e protagonista da peça “Deslimites, na beira do caos” (2018), premiada no Prêmio Benigno Gaiga de Fomento ao Teatro.
Tine deixou como legado sua voz, poesia, ativismo e uma trajetória marcada pela diversidade, luta e celebração da vida. O álbum “Tine Taga – Sempre, Agora” é um registro musical, rito de memória e homenagem à sua obra.
Para ouvir: youtube.com/DonsMaria
Redes sociais: @dons_maria e @carvalhoagenciacultural