O papa Leão XIV nomeou o mineiro Dom José Otácio Oliveira Guedes, bispo auxiliar de Belo Horizonte, como membro do Dicastério para o Clero, um dos principais órgãos da Cúria Romana. A nomeação do religioso mineiro foi anunciada oficialmente pela Santa Sé nesta quinta-feira (28).

Dom José Otácio representa o Brasil entre os 22 membros escolhidos para compor este importante dicastério, que tem como função principal auxiliar o papa na condução da Igreja Católica em todo o mundo. Natural de São Sebastião do Maranhão, interior de Minas Gerais, o bispo de 49 anos possui uma extensa formação teológica.
Primeiramente, ele é doutor em Teologia Bíblica pela PUC-Rio, mestre pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e bacharel pelo Pontifício Ateneu Regina Apostolorum. Importante destacar sua vasta experiência como reitor e formador no seminário de Niterói, onde também dirigiu o Instituto Filosófico e Teológico entre 2013 e 2016.
Além disso, antes de sua nomeação atual, Dom José Otácio exerceu importante missão como diretor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, e atuou como missionário na Arquidiocese de Porto Velho.
Dicastério para o Clero
O Dicastério para o Clero, atualmente sob a liderança do cardeal sul-coreano Lazzaro You Heung-sik. O órgão trata de todas as questões relacionadas aos presbíteros e diáconos diocesanos. Entre suas atribuições estão a formação presbiteral, a pastoral vocacional, a organização dos seminários e o apoio aos bispos no exercício do ministério clerical.
Por fim, a lista completa com os nomeados está disponível aqui.