New York Pub comemora 25 anos em clima de recomeço

Manchete Divirta-se

Biquini Cavadão, Frejat, Maria Gadú, Projota. Esses nomes de peso têm algo em comum: passaram pelo palco do New York Pub, em Poços de Caldas. Neste sábado (15), o pub completa 25 anos e acrescenta a banda Titãs à lista renomada. O Poços Já conversou com os proprietários Rafael Takassi e Luth Concepcion sobre essas duas décadas e meia de história.

O casal, que tem três filhos, adquiriu o New York Pub em 2000, três anos após a inauguração. Desde então, a dupla garantiu que o local fosse cenário de muitas histórias nas vidas dos poços-caldenses. Ambos se orgulham de receber pessoas de diversos grupos diferentes. “O New York é, e sempre foi, um ambiente muito democrático”, resume Luth.

Hoje o pub tem como colaboradora a filha Giulia, que cuida do administrativo. A equipe ainda teve a participação da mãe de Luth e dos pais de Rafael, em momentos importantes. “A Giulia hoje cuida de toda a parte administrativa do New York. O Pietro, que tem o lance de empreender também, está na cozinha fazendo brigadeiro, porque quer vender no festival. As crianças estão sempre envolvidas em toda essa nossa responsabilidade com a casa. Porque é isso, é a nossa casa”, lembra Luth.

Rafael e Luth comandam o New York Pub (foto: Juliano Borges/Poços Já)

Dos Estados Unidos para Poços de Caldas

O New York Pub foi inaugurado em 1997, sob a liderança de Antônio Carlos Ferraz (Toninho). Ele veio da cidade de Nova Iorque, onde trabalhava como gerente do Dive Bar. “Um cara que foi viver o sonho americano, lá nos Estados Unidos, na década de 1990, que começou lavando copo num pub em Nova Iorque e chegou ao posto de gerência. Ele trouxe a decoração desse pub, que ficava no porão (a decoração). Os caras trocavam a coleção de uma marca de bebida, passavam pra outra marca e tinham que tirar tudo que estava lá”, informa Rafael.

Toninho trouxe dos Estados Unidos um contêiner cheio de elementos de decoração, que foram presentes do dono do Dive Bar. Entre eles, o escafandro que recebe a famosa cachaça vendida no pub. Cerca de 80% do material foram vendidos para bares locais. O restante entrou na decoração do New York.

Dificuldades

A pandemia de covid-19 foi um dos maiores obstáculos enfrentados nestes 25 anos. Porém, o momento mais difícil neste período todo ocorreu três anos após a compra do pub. Rafael conta que chegou a anunciar a venda, devido a dificuldades financeiras.

Porém, através do amigo Diogo Viana, que viu o anúncio no jornal, surgiu a ideia que mudaria os rumos do pub: a realização de jam sessions. A estreia já foi movimentada, com 30 músicos e fila para entrar.

“Juntava todas as tribos para fazer todo tipo de som na mesma noite e a galera adorava isso. Tinha muita gente que frequentava e depositava sua energia, sua esperança, para que o pub continuasse e seguisse em frente”, lembra Rafael.

A partir daí foi possível investir em equipamentos e melhorias que deram novo fôlego ao New York. Quanto à pandemia de covid-19, a queda no movimento foi drástica. Segundo o casal, apenas no final de julho de 2022 a casa voltou a ficar cheia como antes.

25 anos

Com a casa cheia novamente, foi possível voltar a ousar. Assim, em 50 dias Rafael e Luth produziram o New York Pub Festival (ingressos neste link). Entre as atrações estão bandas que fizeram sucesso na casa, como Candiera, Electra e Coldplay Experience. Para fechar, os Titãs.

O evento propõe, além da música, a reunião de amigos que acompanharam a história do New York. Ainda vai ter intervenções artísticas com o grupo Rasgacêro, gastronomia, lounge e estúdio de tatuagem. O slogan do festival sintetiza bem a proposta: o maior número de amigos por m² no planeta! “Fazer esse evento é para realmente festejar não só os 25 anos, mas para celebrar a vida e principalmente este retorno”, comenta Luth.

Futuro

Com a retomada da vida noturna, agora Rafael e Luth pensam em novidades. Ela informa que na próxima segunda-feira, logo após o término do festival, já será elaborado o calendário do próximo ano. Ele afirma que podem dar um passo significativo, que é a expansão para outras cidades: “Seria talvez um próximo passo, existe essa possibilidade”.