Exposição fotográfica destaca crianças que participam da Festa de São Benedito

Exposições

As crianças e a cultura popular são as estrelas da exposição “A promessa em São Benedito – novas gerações”. Com imagens feitas pela fotógrafa Rossmaly Borges e curadoria da artista plástica Dalmoni Lydijusse, a mostra ocorre ao ar livre, instalada em postes da Praça Pedro Sanches. 

Rossmaly possui um grande acervo fotográfico, criado a partir das décadas de cobertura da Festa de São Benedito e de outros eventos poços-caldenses. Além do material rico e singular, a fotógrafa carrega consigo carinho e respeito pelas manifestações culturais e religiosas. Afinal, a festa sempre foi valorizada por sua família. 

Praça Pedro Sanches recebe a exposição (foto: Juliano Borges)

Desde a década de 1970 eu fotografo a Festa de São Benedito, dando continuidade ao trabalho do meu pai, o jornalista Décio Alves de Morais. Eu gosto de ver a fé, o propósito da religiosidade na vida dos participantes”, comenta Rossmaly.

Curadoria

Com tantos anos de dedicação para registrar a festa, o acervo da fotógrafa passou a ter milhares de imagens. Por isso, o processo de curadoria precisou de muita sensibilidade.

Dalmoni conta que admira o trabalho de Rossmaly e que o viés da exposição foi definido por meio de características especiais que as imagens possuem. “Eu tenho um carinho muito grande pela Rossmaly, uma pessoa que consegue enxergar a beleza das coisas com o seu olhar. Ela fotografa há muito anos e, aliás, é uma fotógrafa do cotidiano, das expressões da nossa cultura. Seu acervo é gigantesco, mas, olhando todas essas fotografias, me chamou atenção aquilo que, até então, eu tinha visto menos, que é um olhar de avó para a beleza dessas crianças, um olhar muito esperto que a Rossmaly tem, de ver a graça que aquela criança revela. A Rossmaly tem a capacidade de encontrar na expressão das crianças aquilo que está por ser revelado”, comenta a artista plástica.

Tradição e futuro

As expressões e as cores presentes nas fotos surgem de personagens importantes para a manutenção da cultura popular na cidade: as crianças. Destacar a importância da continuidade é o principal objetivo desta ação, mas as expressões, os olhares e as cores presentes nas fotos também fazem a iniciativa valer ainda mais.

Imagens destacam personagens da Festa de São Benedito (foto: Rossmaly Borges)

A exposição reafirma o lugar das crianças não somente na Festa de São Benedito, mas na cultura popular. Os pequenos congos e caiapós agora transformam o olhar de quem passa pela rua ou pela praça. 

“As fotografias da Rossmaly revelam essa maneira amorosa e expressiva que a criança vive na cultura da fé, que está atrelada à formação do caráter e do que é projetado em termos de futuro, de vida, de continuidade. Quando o tradicional é colocado junto do frescor da infância, é mantida viva essa imaterialidade que nos dá mais do que a cultura”, finaliza Dalmoni.

A exposição esteve na programação do Julho Fest 2022, realizado pela Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com as fotos distribuídas pelas ruas centrais. Agora, o material está concentrado na Praça Pedro Sanches. 

Ficha técnica

Exposição “A promessa em São Benedito – novas gerações”

Fotografias: Rossmaly Borges

Curadoria: Dalmoni Lydijusse

Impressão: PPCaponi

Edição de imagens e assessoria de imprensa: Juliano Borges

Diagramação: Paulo Celso Borges

Produção: João Araújo