ENTRADA GRATUITA| Conscius Dementia celebra aniversário com peça, oficina e exposição

Manchete Divirta-se

A Cia. de Teatro Conscius Dementia comemora o aniversário de seis anos com programação cheia de arte, sempre com entrada gratuita e classificação livre. Os eventos acontecem de 1° a 10 de junho.

Liberdade, Liberdade

Espetáculo “Liberdade, Liberdade” (fotos: divulgação)

A abertura acontece às 20h do próximo sábado, no Teatro Benigno Gaiga, com a Mostra de Processo do espetáculo “Liberdade, liberdade”. A companhia já apresentou a mesma peça algumas vezes no teatro da Urca e uma vez em Córdoba, na Argentina, em 2016, no evento “Jornadas Internacionais Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa”. Atualmente, o espetáculo está sendo remontado. Novas cenas foram criadas, textos dos próprios atores surgiram em meio ao processo, a montagem atual ganhou cenário e também novo conceito nos figurinos.

Exposição

A segunda atração é a abertura oficial da exposição “6 anos de Conscius Dementia”, no domingo (2), às 18h, na Galeria de Artes Malala Prezia, também situada no Espaço Cultural da Urca. A companhia tem em seu currículo 15 espetáculos, 4 intervenções e 7 esquetes , além de duas viagens internacionais.

 

Companhia já se apresentou na Argentina

Ao longo dos anos o grupo recebeu diversos prêmios, como o Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro, por dois anos seguidos, com “Liberdade, Liberdade” e “O Santo e a Porca”. O grupo ainda possui diversos troféus do Festival de Teatro nas Escolas Municipais (Fetem): “Os Saltimbancos” em 2015 venceu como 3° melhor espetáculo e melhor maquiagem; “Terra e Mar”, espetáculo autoral, em 2016, levou 2° melhor espetáculo, melhor maquiagem, melhor figurino, melhor ator principal e melhor atriz coadjuvante; “A Lendária Saga no Vale das Cores”, espetáculo também autoral, em 2017, conquistou 3° melhor espetáculo, melhor atriz coadjuvante, melhor ator coadjuvante e melhor figurino. No Festival Nacional de Humor também já houve premiações: em 2016, com a cena “Pérolas do RH”, o 3º lugar foi conquistado, já em 2018, com a cena “Vida de uma Morte”, o grupo levou o 1º lugar.

Toda essa trajetória será compartilhada com o público na exposição, até 9 de junho.

Oficina

A terceira e última atração é a Oficina “Nosso processo de criação” que acontece dia 8 de junho (sábado). O grupo apresentará um pouco dos processos que são pesquisados e aplicados nos trabalhos cênicos, com inscrição gratuita.

“Terra e Mar” é o primeiro trabalho autoral do grupo

A oficina acontecerá no Salão Bruno Filisberti, das 14h às 18h. As inscrições são destinadas para atores ou não atores e podem ser feitas de forma antecipada através do e-mail consciusdementia@gmail.com.

A gaiola, a mordaça e a flor

Em 2019, a Conscius Dementia luta para realizar um novo sonho, com o espetáculo “A Gaiola, a Mordaça e a Flor”. A peça teatral está em construção e gira em torno de causas relativas a empoderamento feminino, como combate à violência contra a mulher. O grupo está com uma campanha de financiamento coletivo lançada na plataforma Kickante que vai até o dia 15 de julho. Para ajudar, é só clicar neste link.

“A Gaiola, a mordaça e a flor” trata de empoderamento feminino

Segundo a atriz Danielle Marques, “O grupo nunca desistiu e não se deixou abater por todas as adversidades que tiveram de superar. Viver de arte não é simples, porém é um trabalho gratificante, emocionante e magnífico. Nós, atores, produtores, artistas da Cia de teatro Conscius Dementia lutamos, gritamos pela valorização da arte e manutenção de todos os nossos direitos.”

Atualmente o grupo é composto por sete integrantes Daniel Silva, Danielle Marques, Fagner Andrades, Gabriela Severini, Johnny Hansk, Larissa Garcia e Rafaela Jacon.

Mais informações você encontra nas redes sociais do grupo (@consciusdementia) ou pelo telefone (35) 9 9987-8839.

*Com informações da assessoria de imprensa