Jornalistas lançam livro com crônicas de viagem

Literatura
Livros serão vendidos juntos e parte da renda será destinada à Apae e ao GAAPO. Foto: Juliano Borges

Os jornalistas Odair Camillo e Lurdinha Camillo lançam na noite desta quinta-feira (22), no Palace Casino, seus livros com contos de viagem. Os livros apresentam visões e percepções adquiridas em viagens pelo mundo ao longo dos 43 anos de publicação do jornal Brand-News, dirigido pelo casal.

Com 269 viagens internacionais por 58 países, Odair lança o seu segundo livro de crônicas e traz dicas de viagens com histórias vivenciadas por ele. A publicação recebe o nome de “Memórias de um jornalista globetrotter” ou em tradução livre, memórias de um jornalista viajante do mundo.

O livro não apresenta ordem cronológica, mas textos que foram surgindo na memória do jornalista ao revisar os tíquetes de embarque. “Eles contam muito mais do que já está disseminado na internet. Falo sobre os pontos turísticos das cidades, com fatos e fotos”.

Do outro lado está o livro “Lurdinha Camillo pelo mundo”, onde as crônicas retratam as mesmas viagens de Odair, mas com uma percepção feminina. “Quando visito um lugar não deixo passar muito tempo para escrever. Assim, você capta a emoção da hora. O Odair vai muito na questão histórica. Portanto, um completa o outro”.

Ela explica que a sua publicação traz dicas fáceis para o turista não perder tempo em sua viagem. “Recomendo, por exemplo, não perder tempo com almoço em restaurante. Você gasta de duas a três horas. É melhor comprar um sanduíche, uma garrafa de vinho e sentar em um banco de praça. Depois, vai passear. À noite, você janta bem. Outra dica importante é sempre ler sobre o destino a qual você vai. Ter noção do dinheiro, da roupa que você vai usar, dos passeios que você quer fazer. Acima de tudo, recomendo saber aproveitar o tempo”.

Os livros serão vendidos juntos e parte da renda será destinada à Apae e ao GAAPO. Após, os livros serão disponibilizados para a venda em uma banca de Poços e na sede do Jornal Brand-News.

Início

Odair lembra que o Brandnews, desde a sua primeira edição em 1975, encontrou no turismo uma fonte inesgotável de interesse. “Eu sempre estudei inglês e para não perder o hábito de falar o idioma eu ia todo dia para a escola do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos, que ficava ao lado da prefeitura. Em uma das reuniões com os professores, tivemos a ideia de lançar um jornal escrito em inglês e que contaria com a participação de professores e alunos. Para viabilizar a publicação e conseguir vender publicidade, precisamos dividir o jornal, metade em inglês e a outra em português”.

De acordo com Odair, o viés turístico do jornal veio inicialmente com a coluna de Luís Cardoso, radialista e funcionário da Secretaria de Turismo. “A partir disso, em um contato que tinha em Belo Horizonte, fui convidado para um fan tour da Vasp com destino a Florianópolis. Fomos eu e a Lurdinha. Depois, passei a entregar o jornal e um cartão nas feiras de turismo em que participava. Daí em diante os convites para as viagens não pararam mais”, recorda.