O nome Renata significa renascida. A empacotadeira Renata da Silva Ribeiro, de 41 anos, não sabia disso até segunda-feira (9). Mas, sobre vencer desafios e viver, ela sabe muito. Renata está no terceiro tratamento contra o câncer. Desde 2014, ela passa por quimioterapias, cirurgias e internações. Já venceu o câncer no útero, no fígado e agora luta contra um tumor no ureter. Renata foi uma das modelos de uma sessão fotográfica promovida pelo Grupo de Assistência e Apoio ao Paciente de Câncer, o GAAPO. As fotos são feitas para uma exposição que acontece no próximo mês no shopping Poços de Caldas e retrata a vitória de 24 mulheres e um homem na luta contra o câncer.
“Fazer exposições como esta é uma forma de incentivar não só os pacientes de câncer, mas todas as pessoas sobre a valorização da vida e a necessidade de cuidar da saúde e se prevenir. O mês de outubro foi escolhido por causa do Outubro Rosa, período que marca a campanha contra o câncer de mama. Já é a terceira vez que levamos uma exposição ao shopping”, afirma Cláudia Rocha, fundadora e presidente do GAAPO.
Mãos para ajudar
Para a realização da exposição o GAAPO contou com a ajuda de voluntários. Os fotógrafos João Ricardo Risso; Jeniffer Bueno e Nany Abrãao assinam as fotos, feitas no Pálace Hotel em Poços de Caldas.
Para os fotógrafos, a oportunidade de registrar emoção e verdade pelas lentes. “Foi lindo, amei a sensação de vê-las se sentindo bonitas e registrar a auto-estima delas.” Diz Nany.
“Se com essas fotos eu conseguir tocar alguém a olhar pelo outro já fico satisfeita.”, afirma Jeniffer Bueno. É a mesma opinião de João Ricardo Risso “Que essa emoção que estou sentindo ao fotografar essas pessoas chegue a alma de cada um que conferir a exposição.”, diz o fotógrafo.
Maquiagem para transformar.
Os maquiadores Paulo Zani; Eduardo Zani; Fran Tarabolle; Lily Collins; Andreza Silva; Stela Yitino; Juju Pinta Pele e Aline Toledo assinaram a maquiagem das modelos e usaram técnicas destinadas a pacientes de câncer.
“É preciso ter muito cuidado com a pele. Como elas estão em tratamento, os produtos precisam ser hipoalergênicos, porque a sensibilidade da pele aumenta com a quimioterapia.” Destaca Paulo Zani.
A transformação no visual promovida pela maquiagem encantou profissionais e pacientes. “Estou me sentindo linda de cílios postiços porque os meus caíram todos.” Comemorou Luciane da Silva, que já vê o cabelo crescer um pouco após o fim do tratamento.
Textos para emocionar
Jornalistas e escritores de Poços de Caldas foram convidados a entrevistar e fazer os textos que acompanham as fotos da exposição. Uma honra para a jornalista Aline Fallaci. “Poder ter essa oportunidade de acessar uma história tão bonita, cheia de significado e superação e fazer com que outras pessoas tenham acesso a esse relato é muito valioso, único mesmo, fiquei muito honrada em trabalhar a essência do jornalista como contador de histórias;” afirma Aline Fallaci, uma das jornalistas convidadas a participar do projeto.
O escritor e poeta Tadeu Rodrigues não conteve a emoção. “Fui às lágrimas ao ouvir uma história tão bonita, uma experiência de quase morte. Fiquei imaginando a vivência por trás dessas notícias: o ato de abrir o envelope do exame; o ato de contar pra filha sobre a doença. Foi uma experiência incrível.” Finalizou o escritor.
A exposição
Prevista para outubro, com entrada gratuita e data a ser definida, a exposição será composta pelas 25 fotos, acompanhadas dos textos, que serão dispostas pelos corredores do Shopping Poços de Caldas.