Feira de Artesanato terá programação especial de atividades na Urca

Eventos
Feira terá oficina de bonecas Abayomi (fotos: divulgação)

A Feira de Artesanato “Arte & Aroma”, em parceria com a prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, começa na quarta-feira (5) e segue até domingo (9), na Urca. São 56 expositores de Poços e região, com variados artigos e técnicas em artesanato.

O evento terá uma programação especial no sentido de atender às demandas em setores como geração de emprego e renda, turismo, promoção social e cultura. Na abertura, às 10h, na quarta-feira, acontecerá uma homenagem ao idealizador e diretor do Pronto Socorro de Assistência Social Jacques, Jacques Rodrigues de Carvalho. Jacques se dedica há 60 anos a assistir às pessoas em suas mais diferentes necessidades e tem trabalho reconhecido por seu desprendimento no auxílio a quem precisa de alimentos, medicamentos, móveis e equipamentos hospitalares e acolhimento em casos como alcoolismo.

Em seguida haverá uma palestra sobre violência contra a mulher, ministrada pela presidente do Centro Cultural Afro-Brasileira Chico Rei, Lúcia Vera Lima. Entre os assuntos abordados está a manutenção de estereótipos e a necessidade de ampliar os debates sobre respeito e garantia de direitos.

Lúcia Vera, agora também à frente do Projeto Ashanti, vai ministrar oficina de Bonecas Abayomi, símbolos de resistência e da cultura negras. Durante todo o período da feira será realizada a Campanha Doe um Litro de Amor, com a arrecadação de leite em caixinha para a Unacon (Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia).

No sábado (9), a parceria será com a ADEFIP (Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas), que fará uma apresentação de dança. A entidade atende em média atualmente mais de 180 pessoas num trabalho com equipe multidisciplinar iniciado há 31 anos. Atua na reabilitação, desenvolvimento da autonomia e estímulo à inclusão de crianças, jovens e adultos.

Também será servido café produzido na região, com apoio da Leiteria e Café Sete Quedas. A Feira Arte & Aroma tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e entrada franca. As atividades foram pensadas, segundo a organizadora Jéssica Rhayane Ivo, com o intuito de cumprir um papel social. “A Feira reúne artesãos, agentes culturais e muita gente dedicada à melhoria contínua da vida das comunidades, contribuindo para o turismo e para a cultura de Poços de Caldas e região.”

Atividades especiais

05/09 – Quarta-feira – 10h – Homenagem ao Jacques (Pronto Socorro de Assistência Social Jacques);

Palestra sobre a violência contra a mulher – Lúcia Vera Lima – Centro de Cultura Afro-Brasileira Chico Rei

06/09 – Quinta-feira – 14h – Oficina de bonecas Abayomi – Lúcia Vera Lima – Ashanti

07/09 – Sexta-Feira – 16h – Esquete de teatro “Inversão de Papéis” – Projeto de Discussão de gênero e ético-racial com os agentes culturais, Divino Pereira e Edna Ramos

08/08 – Sábado – 9h – apresentação de dança – ADEFIP (Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas)