Poços recebe festival ‘Palco Giratório’

Cultura Eventos Teatro
Festival traz oficinas e intervenções urbanas à cidade (Foto: Sesc/Palco Giratório)
Festival traz oficinas e intervenções urbanas à cidade (Foto: Sesc/Palco Giratório)

A partir da próxima quinta-feira (11), Poços receberá o Palco Giratório, maior festival de artes cênicas do Brasil, realizado pelo Sesc. A cidade está entre os sete municípios mineiros, além da capital, que vão as sessões artísticas realizadas por 23 companhias de 15 estados brasileiros. O objetivo do circuito é apresentar ao público o melhor da produção teatral brasileira, ao mesmo tempo em que incentiva e valoriza a produção artística nacional de diferentes regiões. O Palco Giratório circula pelo país há 19 anos, levando espetáculos teatrais e oficinas de artes cênicas a todos os estados brasileiros.

Programação:

Oficina Performagem

Data: 10, 11 e 12 de agosto

Local: Sesc Poços de Caldas (rua Paraná, 229, Cen tro)

Horário: de 18h30 às 22h

Inscrições: aqui

Descritivo: Concebida em parceria com a artista visual Manuela Eichner, a oficina mescla dinâmicas de um corpo composicional e a técnica de colagem, com base em elementos imagéticos do espaço público. Assim, agirá a partir de três etapas: corpo como corte; ambiente em camadas; mesclagem.

 

Intervenção urbana Experimentos Gramíneos

Data: 12 de agosto

Local: região da Igreja Matriz (Basílica Nossa Senhora da Saúde) e do Terminal de Linhas Urbanas.

Horário: 14h

Sinopse: Vestida com uma roupa construída a partir de pedaços de grama artificial, a performer desloca-se por ruas de intensa circulação de pessoas, com um regador de água, realizando um trajeto modelado pela interação com o público passante. A performance parte de um estímulo inicial bem simples, dialogando com elementos da cultura popular e pop, e alcança espaços subjetivos inusitados, ganhando intensidade por meio do atravessamento transversal conquistado pelo contato.

 

Pensamento Giratório: Performance como dispositivo

Data: 13 de agosto

Local: Sesc Poços de Caldas (rua Paraná, 229, Centro)

Horário: 15h

Descritivo: O debate pretende tensionar a noção de performance como conceito e/ou linguagem, propond o a sua compreensão a partir da noção de dispositif. Entender a performance como dispositivo, e não como produto final, implica viabilizar práticas de fronteira entre as linguagens artísticas, que não necessariamente se enquadram em categorias de linguagem. Assim, o Pensamento Giratório pretende discutir quais articulações podem ser estabelecidas e, também, apresentar exemplos de sua ocorrência no Brasil.

Todos as oficinas são gratuitas.

Mais informações pelo telefone (35) 2101-8950

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sesc – MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *