#VaiSuldeMinas contempla a diversidade cultural da região

Música
Foto 02
A programação conta com 10 shows gratuitos que serão anunciados ainda esta semana

De 15 a 20 de dezembro acontece a sexta edição do Festival #VaiSuldeMinas, valorizando a participação de público e artistas na produção cultural da região em diálogo com a cena nacional. A programação, que será lançada nos próximos dias, contará com dois dias de shows na Antiga Estação Ferroviária (Fepasa) além de oficinas, debates e performances propostas por coletivos e artistas da cidade.

Prestes a lançar a sua programação, o #VaiSuldeMinas 2015 já se projeta como uma das maiores ações do Coletivo Corrente Cultural no ano. Serão seis dias de intervenções artísticas em praça pública, durante o mês de dezembro, contemplando a diversidade cultural e o protagonismo artístico da região, com acesso gratuito.

Shows
Com o objetivo de uma programação horizontal e colaborativa, o festival lançou neste mês uma chamada pública para bandas e músicos, que se encerrou no último dia 22, recebendo mais de 110 propostas de todo o país. Agora, uma curadoria formada pela equipe gestora do festival ouvirá as propostas e selecionará oito shows, que integrarão a programação dos dias 19 e 20 na Antiga Estação Ferroviária (Fepasa). Outros dois nomes da música local já estão confirmados. A banda Confraria e o grupo de rap P.D.R – Poetas de Rua foram destaques do Manancial – Festival Estudantil de Música Autoral, realizado em outubro, e já convidados para a abertura dos shows.

Expectativa
Diante da produção da sexta edição consecutiva do festival, os organizadores veem uma nova etapa da Cultura brasileira sendo projetada a níveis locais. “O #VaiSuldeMinas é um clamor regional pela cultura e pelo protagonismo das pessoas em seus micro-cenários, dialogando com pautas nacionais e entendendo como os atores deste território cultural chamado sul de Minas, podem explorar temáticas e pautas culturais que estão representadas e têm protagonismo na nossa região”, diz Pedro Cezar Carvalho de Moraes, integrante do Coletivo Corrente Cultural e à frente do festival desde a primeira edição, em 2010.

“O #VaiSuldeMinas integra a Rede Brasil de Festivais, como uma das propostas do Circuito Mineiro de Festivais, partilhando técnicas e temáticas com uma rede de mais de 50 festivais em 2015, cada qual com sua produção independente e diversidade cultural local.

O Festival #VaiSuldeMinas 2015 tem realização do Coletivo Corrente Cultural e apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Poços de Caldas.

Mais informações no site www.correntecultural.com e na página oficial do festival – www.fb.com/vaisuldeminas.

Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *