Em uma realização do coletivo Corrente Cultural, o festival Manancial 2015 – Festival Estudantil de Música Autoral teve início nessa quinta-feira (15), com o Papo de Músico, que aconteceu nas dependências do New York Pub, com a banda argentina PETIT MORT, que falou sobre a carreira e a circulação no Brasil e Europa. Neste sábado e domingo (17 e 18), o festival segue com os shows de 17 bandas estudantis na Fepasa, a partir das 18h, com entrada gratuita. A programação segue na próxima semana com diversas oficinas.
O Papo de Músico com a banda argentina PETIT MORT teve formato de roda de conversa e contou com artistas de Poços que puderam saber como o grupo se organiza para circular e fazer shows pela América Latina e Europa. A auto-gestão da carreira, onde os próprio integrantes gerenciam o agendamento de seus shows e toda a a produção técnica e executiva, foi um dos pontos mais explorados.
“A gente sempre insistiu muito com todo mundo”, disse Michelle Mendez, vocalista e guitarrista da banda, respondendo como a banda consegue agendar tantos shows sem uma agência ou contrato com produtora. Para a banda, o músico interessado em tocar não pode ter vergonha de, ele mesmo, contactar diferentes produtores e cidades, apresentar o material da banda e insistir na contratação do show. O trio, que tem ainda Juan Recio e Jacques Blasetti, está comemorando 100 shows no Brasil e outros 100 realizados em turnês na Europa. Dentre estes está o Grito Rock e a Noite Fora do Eixo, realizados durante este ano pelo Coletivo Corrente Cultural.
Johnny Hansk, vocalista da banda poços-caldense The Morning View, participou do papo e achou fantástico. Para o músico, não é sempre que se tem a oportunidade de trocar ideias com uma banda como a PETIT MORT. “São anos na estrada, diversos shows nacionais e internacionais, e ver que tudo que conquistaram e continuam conquistando até hoje é graças a persistência deles, faz a gente enxergar que é possível pra gente também”, conta Hansk, que confessa que a conversa abriu novas possibilidades de trabalho para a carreira da sua banda.
“Além de começar a olhar com outros olhos, outra perspectiva para certos aspectos da nossa carreira, que com certeza vai ajudar, posso dizer que foi muito produtivo o bate papo, absorvi ao máximo o que pude, e me deu uma injeção de ânimo pra continuar nessa correria”, completou o vocalista da The Morning View.
Próximas datas
Nesse sábado (17) e domingo (18), dezessete bandas e artistas estudantis de Poços de Caldas se apresentam na Antiga Estação Ferroviária, popularmente conhecida como Fepasa, a partir das 18h. A mostra de shows tem o objetivo de apresentar as composições próprias de jovens músicos da cidade, evidenciando a nova música poços-caldense e passando a reconhecê-la como produto dentro da identidade cultural do município.A entrada é gratuita, porém o público poderá contribuir com 1kg de alimento, que será destinado a vivência e hospedagens realizadas na Casa Lab3.
Confira os shows:
Sábado [17.10] – a partir das 18h00
– Coral Polivalente
– Elvis de Cristo
– Cnk.s
– Os Imorais
– Satélite Vermelho
– Planalto 55
– Kadosh Rap
– Dodô
– Nabih
– Show de encerramento com o grupo Leve.
Domingo [18.10], a partir das 18h
– Banda Confraria
– Leonardo lopes
– Conexão Pelo Rap
– P.D.R – Poetas de Rua
– Sinesia
– Black Legger’s
– Epsia Mental
– Sail
– Show de encerramento com o grupo Uclanos
Confira a programação completa no site www.correntecultural.com/manancial, ou pelo Facebook www.fb.com/festivalmanancial. Mais informações pelo telefone 35 9 8878-6455.
Fonte: Coletivo Corrente Cultural