Conscius Dementia estreia montagem de ‘O Santo e a Porca’

Teatro

 

Larissa Garcia é atriz e diretora da peça que estreia na sexta-feira (foto: Johnny Hansk).
Larissa Garcia é atriz e diretora da peça que estreia na sexta-feira (foto: Johnny Hansk).

Com texto de Ariano Suassuna, a Companhia Teatral Conscius Dementia estreia, nesta sexta-feira (25), “O Santo e a Porca”. A apresentação será no Teatro Benigno Gaiga, Espaço Cultural da Urca, às 20 horas. O espetáculo, com direção de Larissa Garcia, é uma comédia que também trata de questões filosóficas, como a escolha do homem entre o divino e o profano.

A história gira em torno de Euricona Arábe, que entra em conflito quando pensa que vai perder todo o dinheiro que guardava em sua porca de madeira. O medo é tanto, que a avarenta desacredita até de Santo Antônio, seu santo de devoção, e desconfia, também, de todos seus familiares. O texto, escrito em 1957, é ambientando no nordeste brasileiro e, como a maioria dos escritos de Suassuna, também faz uma crítica social sobre a dura vida do sertanejo.

No elenco fixo, além da diretora e atriz Larissa Garcia, estão os atores Rafaela Dutra, Danielle Marques e Johnny Hansk, que também assinam a produção. Como convidados os atores Fagner Andrades, Jullian Ribeiro e Mariana Ramos. A trilha sonora é do músico Zé Alexandre, mas também tem músicas que fazem parte do folclore do estado do Espírito Santo. Sonoplastia de Diego Pereira, iluminação de  Antônio Carlos Molina e assessoria de imprensa de Bibi Rodriguez.

Para a montagem, o grupo uniu parentes, amigos, colaboradores e simpatizantes e angariou fundos na plataforma de financiamento coletivo Kickante, onde chegou ao montante de 36% do necessário, com 81 apoiadores. Para conseguir finalizar a produção, conta com o patrocínio de Armazém  389 e de verba oriunda da venda de rifas e bilheteria do Arlequim – lª Mostra Cômica realizada no último domingo.

Sobre a Conscius Dementia

Apaixonados pela arte cênica e sedentos por estar no palco, os atores da Cia Teatral Conscius Dementia são extremamente dedicados ao que fazem de melhor: criar e interpretar. Logo na estreia, em 2013, com a performance “Mulheres da Terra – Feitas de Carne e Alma”, foram selecionados para o I Festival Nacional de Teatro de Poços de Caldas.

Em dois anos, o grupo produziu quatro espetáculos, três intervenções, quatro esquetes e uma performance, trabalhando com obras de grandes dramaturgos como Nelson Rodrigues, Chico Buarque, Millôr Fernandes, Flávio Rangel, além de textos e criações autorais. O grupo jovem e de cabeça jovem, foi recentemente reconhecido com o Prêmio Benigno Gaiga de Teatro pelo espetáculo “Liberdade, Liberdade”.

Serviço.

O Santo e a Porca

Cia Concius Dementia

Dia 25 de setembro, 20 horas

Teatro Benigno Gaiga – Espaço Cultural da Urca

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

*Ingressos nas mãos de todos os integrantes e no Armazém 389 –  Rua Rio de Janeiro – Centro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *