Semana lembra vida e obra de Pedro Sanches

Eventos

Médico, político, escritor, visionário. Estes e outros aspectos da vida do dr. Pedro Sanches, o primeiro médico de Poços de Caldas e que dá nome à principal praça da cidade,  podem ser conhecidos ou relembrados na Semana Pedro Sanches, organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e a Divisão  de Patrimônio  Construído e Tombamento.

Parentes do homenageado, inclusive seus bisnetos  Vera Lucia Vaz Guimarães Junqueira e Carlos Eduardo Sales Vaz Guimarães, que relembraram fatos contados pelos avós sobre a  grande figura do dr. Pedro Sanches. Participaram ainda da homenagem o prefeito Eloisio do Carmo Lourenço e a primeira-dama Claudia Lourenço, o vice-prefeito Nizar El-Khatib, o secretário de Turismo, Geraldo Rômulo Vilela Filho, equipe de coordenação da Semana e demais familiares do homenageado. Ao final, foi descerrada uma placa em homenagem ao centenário de morte e foi colocada uma coroa de flores sob a estátua, por representantes da família.

SPS estatua
Ao final da homenagem no monumento, foi descerrada uma placa e colocada uma coroa de flores sob a estátua. Foto: divulgação

 

Logo após, nas Thermas Antonio Carlos, foi lançado o jornal “O Patrimônio”, publicação editada pela Divisão de Patrimônio  Construído e Tombamento, da Secretaria Municipal de Planejamento. Após pronunciamento do historiador Roberto Teresiano, de Leticia Siqueira Loiola, da Divisão de Patrimônio, e da diretora das Thermas e pesquisadora, Jussara Marichi, o professor de antropologia Stelio Marras, discorreu sobre o tema  “O Herói e suas Circunstâncias”, sobre a vida do dr. Pedro Sanches.

Nesta quarta, 29, acontece, às 15h , a mesa redonda “A Água e sua Função Terapêutica no Corpo Humano”, por fisioterapeutas das Thermas Antonio Carlos. O evento acontece no auditório do balneário.

Para saber mais sobre o homenageado, duas exposições poderão ser visitadas, que discorrem sobre a história do médico, que se confunde com os primórdios da história de Poços de Caldas. Uma delas é nas Thermas, que resume  a vida do médico em seis banners, com diversas abordagens: o político, o sonhador, o homem, viagem à Europa, o crenólogo, o médico.

Já no Museu Histórico e Geográfico, os objetos pertencentes ao dr. Pedro Sanches e que já fazem parte do acervo, como a maleta, a bengala, a escrivaninha e manuscritos, terão destaque especial. Visitas monitoradas serão realizadas, a partir do dia 8 de maio, todas as sextas-feiras, às 13h30, com saída das Thermas Antônio Carlos, passando pelo Parque José Affonso Junqueira, até o Museu Histórico e Geográfico. Escolas podem agendar pelo telefone 3697-2317 .

 

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *