
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindijori MG).
Justiça determina que candidatos devolvam verbas
A Justiça Eleitoral determinou que Charlles Evangelista, Júlio Delgado e Margarida Salomão, candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora em 2024, devolvam valores ao Tesouro Nacional. Os respectivos candidatos a vice, Gilmar Garbero, Débora Lovisi e Marcelo Detoni, também estão inclusos nas decisões.
Os valores são referentes às campanhas eleitorais. O anúncio da decisão ocorreu na última quarta-feira (16), pela juíza eleitoral Liliane Bastos Dutra, que emitiu a sentença referente à transferência de recursos financeiros do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e do Fundo Partidário para candidatos a vereadores.
(Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Suspeito de matar professor já em liberdade
No dia 29 de maio de 2025, o professor Jhonathan Silva Simões, de 31 anos, foi morto a tiros ao chegar em casa, em Formiga. O suspeito do crime é seu ex-noivo, que fugiu do local. De acordo com a Polícia Civil, o motivo do crime foi inconformismo com o término do relacionamento.
Ele foi indiciado e preso. Mas, recentemente, a Segunda Câmara Criminal do TJMG concedeu habeas corpus, a prisão foi substituída por medidas cautelares e a Justiça expediu o alvará de soltura.
Parceria emprega aprendizes
O Minas Tênis Clube e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) oficializaram uma nova fase da parceria iniciada em 2025, que visa empregar cerca de 50 jovens aprendizes de Belo Horizonte a partir de setembro, promovendo impacto social e desenvolvimento de novos talentos.
Os jovens atuarão no clube com carga horária de 4 horas diárias, divididas entre atividades práticas no Minas e aulas teóricas na CDL/BH e devem cursar ou ter concluído o Ensino Médio.
Cemig no Festival de Cultura
A Cemig apresenta o 9º Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado, que acontece gratuitamente entre os dias 24 e 27 de julho no Espaço Cultural de Patrocínio, com uma programação que reúne gastronomia típica, música, arte e manifestações culturais da região.
Realizado pela Associação Cultural ACIP/CDL e considerado um dos maiores eventos do interior de Minas, o festival valoriza as tradições do Cerrado Mineiro e conta com o apoio do Governo do Estado, reforçando o compromisso da Cemig com a descentralização e democratização do acesso à cultura.
Araguari amplia acesso à saúde bucal
O projeto “Prevenir para Sorrir”, desenvolvido em Araguari pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação, tem ampliado o acesso à saúde bucal nas escolas por meio de ações preventivas e educativas.
A iniciativa acompanha os estudantes desde os primeiros anos até a adolescência, promovendo hábitos saudáveis de higiene bucal de forma lúdica e eficaz, e também alcança outras instituições como os CAPS.
(Gazeta do Triângulo – Araguari)
Arcos espera escola do Sesi
O Sesi (Serviço Social da Indústria) estuda a instalação de uma nova escola em Arcos, Minas Gerais, e está analisando a aquisição de imóveis na cidade para viabilizar o projeto. A assessoria da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais confirmou a informação.
Caso se concretize, a unidade fará parte da rede de 46 escolas SESI já existentes no estado, que oferecem ensino da Educação Infantil ao Ensino Médio, com foco em inovação, pensamento crítico, criatividade e preparação para o mercado de trabalho.
(Correio Centro Oeste – Arcos)
Prefeitura instala Escola de Governo
A Prefeitura de Teófilo Otoni, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), lançou a Escola Municipal de Governo. A Aula Inaugural ocorreu na quinta-feira (17). O evento contou com a presença do diretor da Escola de Contas e Capacitação do TCE-MG, Rodrigo Marzano Antunes Miranda.
De acordo com a prefeitura, o objetivo é melhorar a prestação do serviço público aos cidadãos.