Publicidade
Trem turístico está parado há mais de 20 anos.
Trem turístico está parado há mais de 20 anos.

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço e o secretário municipal de Turismo Rômulo Vilela receberam nesta semana um ofício do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura em Transportes) que autoriza a aquisição de trilhos para reativar a linha de trem local. Os trilhos deverão vir de Barão de Cocais e Três Corações, onde estão sem utilidade.

Publicidade

A cessão dos trilhos é parte de uma parceria para a reativação do trem turístico em Poços, que não existe há mais de vinte anos. A medida segue o Estudo de Viabilidade Técnica, feito pela Prefeitura e apresentado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, a fim de dar base ao trabalho. Este estudo é um documento com mais de cem páginas, que trata de quantidades e especificações de materiais necessários, das condições atuais do trajeto, obstáculos pelo caminho e medidas a serem adotadas e os benefícios do empreendimento.

Ao todo, são nove quilômetros de extensão divididos em dois trechos, sendo que a primeiro deles segue da Estação Mogyana (Fepasa) até próximo à área da PUC, compreendendo quase quatro quilômetros.

A análise técnica prevê a doação de dormentes e sugere investimentos federais para as obras que antecedem a colocação dos trilhos. “As orientações chegam a todo o processo de operação e ressaltam a importância de criar ações como esta, que estimulem a vinda de fluxos diferenciados de visitantes, que gerem o aumento da permanência dos turistas e beneficie toda a cidade”, avalia Rômulo.

A conquista é fruto de um esforço que envolveu vários entusiastas do transporte ferroviário. Anteriormente, o secretário e o prefeito participaram de encontros com representantes do Movimento Poços na Linha, formado por estudantes, pais, profissionais liberais e empresários, que visa a reativação do trem. Além disso, Eloísio e Rômulo visitaram outros municípios onde a ação é uma realidade, dentro da proposta do Ministério do Turismo, que já investiu, desde 2004, cerca de R$ 20 milhões na implantação de trens turísticos e na recuperação de estações e trechos ferroviários no país.

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas.