As secretarias de Obras e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho estão realizando trabalhos zona rural, com o objetivo de melhorar a infraestrutura.
Ao todo são mais de 100 propriedades, principalmente de agricultura familiar, que já foram atendidas até o final de julho com serviços nas estradas rurais, ações de conservação da água e do solo e ainda serviços nas propriedades proporcionando melhores condições de produção.
“Todo trabalho impacta positivamente no dia-a-dia das famílias de produtores, moradores e trabalhadores rurais, são serviços de manutenção de estradas, construção de bacias de captação de águas da chuva, melhorias em terreiros de café, além de serviços diversos que proporcionam melhores condições de trabalho no meio rural otimizando a produção”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Reis.
Conservação do solo e da água
Um serviço importante desenvolvido pela Prefeitura, sem custos para o produtor, é a construção e manutenção de bacias de captação de águas pluviais. “Essas bacias são fundamentais para a preservação das águas, pois evitam o assoreamento de rios e açudes, conservam as nascentes, evitam que a água escorra diretamente para os rios retendo-as no lençol freático, o que proporciona melhoria qualidade e aumento da quantidade de água nas propriedades, além disso as bacias contribuem para a conservação do solo, pois reduzem a erosão, além de manter em bom estado as estradas e carreadores onde a produção agrícola é escoada”, explica Reis.
Em 2014 mais de mil bacias de captação de águas receberam manutenção, e outras 50 foram construídas. Beneficiando todas as 07 comunidades rurais do município.
Pavimentação de terreiros de café
A Prefeitura disponibilizou, por meio da Secretaria de Obras, material para a construção ou manutenção de seis terreiros de cafés, totalizando mais de 3.100 m² de pavimentação. Este serviço é executado anualmente e faz parte do Programa Municipal de Qualidade de Cafés.