O Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas esteve em Andradas na quinta-feira (27), por conta do vazamento de amônia em uma granja. A substância é tóxica e pode causar asfixia, além de queimar as vias aéreas superiores. Apenas uma pessoa precisou ser encaminhada para atendimento médico.
O chamado pedindo ajuda aconteceu às 10h52 e ocorreu em um abatedouro, na zona rural. Imediatamente os bombeiros se deslocaram e encontraram todos os funcionários já fora da empresa. O alarme de evacuação disparou assim que houve o vazamento e os colaboradores aguardaram em local seguro, contra a direção do vento.
A única vítima, um homem de 46 anos, foi conduzida por terceiros a atendimento médico, sendo logo liberada. O socorro foi feito porque o homem estava próximo ao local no momento do vazamento.
Os bombeiros, com equipamento de proteção respiratória e de proteção individual, entraram no local e com a orientação de um funcionário responsável pelo manuseio das válvulas. Assim, os militares fecharam as válvulas e interromperam o vazamento.
O local ficou aos cuidados do engenheiro de segurança responsável pela empresa, que foi orientado para que não houvesse expediente naquele dia até a manutenção dos equipamentos pela empresa responsável. A amônia pode ser usada para transformar as fezes dos animais em fertilizantes e para refrigerar a máquina de gelo.