Em atendimento ao Plano de Segurança de Barragem (PSB) e ao Plano de Ação Emergencial (PAE) da barragem Bortolan, foi realizado na terça-feira (11), na sede da DME, o simulado de escritório com representantes de órgãos, incluindo resgate e salvamento, para as definições da simulação que vão acontecer na próxima sexta-feira (14), a partir das 9 horas.
Desde o início do ano foram executadas diversas outras atividades, como comunicado prévio e cadastramento de propriedades e população possivelmente atingidas em caso de uma hipotética situação emergencial na barragem, bem como reuniões agendadas para esclarecimento de dúvidas de moradores e a instalação de placas de sinalização de rotas de fuga e pontos de encontro.
Durante o simulado de escritório foram definidas as ações previstas para cada entidade, atualização de contatos, o ponto de encontro para organização, próximo à base da Polícia Civil localizada na rodoviária, e possíveis intervenções no trânsito. Embora a intenção seja de impactar minimamente as atividades cotidianas diárias da população, o simulado de campo visa colocar em prática a atuação de todas as equipes, principalmente para verificação do tempo de deslocamento às áreas potencialmente atingidas.
“Tudo isso é necessário para atendimento de legislação federal vigente e trata-se basicamente de uma medida de segurança. A barragem Bortolan observa todos os critérios técnicos, sendo devidamente monitorada pela DME”, explica Adriano Moreira, coordenador do PAE do Bortolan.