A Polícia Civil descobriu uma casa com mais de 40 cachorros na tarde de quarta-feira (28), em Poços de Caldas. A ação foi motivada por denúncias de maus-tratos, mas os animais estavam hidratados e alimentados. A polícia e a proprietária do animal, em comum acordo, decidiram que eles serão doados.
De acordo com o registro policial, o imóvel fica na rua Paraíba. A denúncia alegava que animais mortos estavam sendo descartados no lixo doméstico.
Os policiais não encontraram animais mortos do lixo e perceberam uma grande quantidade de cachorros no quintal. Os investigadores conversaram com a moradora, uma mulher de 59 anos. Dentro da casa, pequena, além de muitos animais os policiais se depararam com indícios de que a mulher sofre do transtorno de acumulação compulsiva.
Foram contabilizados 41 cães, das raças lhasa apso, shih-tzu e fruto do cruzamento de ambos, de diversas idades, inclusive filhotes, além de 10 fêmeas grávidas. Ainda de acordo com o boletim, o ambiente estava limpo, livre de fezes e urina.
Policiais ainda puderam perceber que os animais se alimentavam de ração, havendo também vasilhas com água à disposição. A moradora contou que vive em dedicação total aos animais, mas que apenas um deles é castrado e por isso a reprodução foi acelerada.
Como os policiais não identificaram dolo na conduta da mulher, já que ela não demonstrou que queria o sofrimento dos animais, foram aplicadas medidas administrativas, pois ela teria privado os cachorros de necessidades básicas, em local fechado e sem atividades. Ela foi multada e os animais apreendidos.
Como a polícia não mantém convênio com instituições que possam acolher os cães, eles serão destinados à adoção e levados para lares temporários, em especial as fêmeas prenhas. Até o final da tarde de ontem, alguns cães já tinham sido doados e na manhã desta quinta-feira algumas pessoas já procuraram a delegacia interessadas nos animais.
Interessados na adoção dos cães devem procurar a delegacia para serem orientados sobre uma visita à casa onde estão os animais. Os adotantes devem comprovar ter condições de cuidar do cachorro e se comprometer a vacinar e castrar.
O caso segue em investigação na Polícia Civil.
O pet shop Cantinho da Dani, em uma ação social, está oferecendo aos adotantes dos animais dez banhos e tosas. O endereço é rua Major Joaquim Bernardes, 407, bairro Aparecida, telefone 999028084.