A empresa Zoo das Aves Ltda foi a única a apresentar proposta para gestão do circuito turístico de Poços de Caldas. O envelope foi aberto na manhã desta quarta-feira (28) durante sessão pública.
A sessão para recebimento de propostas para a Concessão de Uso do Circuito Turístico Integrado de Poços de Caldas foi realizada no salão norte do Espaço Cultural da Urca. Após a apresentação dos documentos pela empresa interessada, a sessão foi suspensa para análise da documentação.
A licitação teve por objetivo a cessão de uso de bens públicos para fins de exploração econômica de atividades turísticas de visitação, bem como serviços dos equipamentos turísticos, incluídas obrigações de gestão, melhorias e operação dos atrativos existentes em formato de circuito turístico integrado. Os equipamentos turísticos abrangidos por esta licitação e integrantes do circuito turístico são Complexo Cristo Redentor (teleférico e a rampa de voo livre), Fonte dos Amores, Recanto Japonês e Complexo Turístico Véu das Noivas.
Estão previstos investimentos pela empresa vencedora estimados em R$ 36,7 milhões, que deverão ser feitos para substituição de equipamentos, construção e melhorias nas instalações dos pontos turísticos. Em contrapartida, a empresa vencedora poderá explorar economicamente os espaços por 35 anos.
O município manterá a propriedade dos imóveis e será remunerado mensalmente por essa cessão, além de arrecadar recursos da concessionária com a cobrança do ISS sobre os serviços oferecidos. Todo o processo de elaboração do edital e suas modificações ao longo de três anos foi acompanhado por uma equipe do BDMG, em parceria com a equipe da Secretaria Municipal de Turismo.