Está ocorrendo, nesta terça-feira (8), mais uma audiência de instrução e julgamento envolvendo um caso de retirada de órgãos em Poços de Caldas. Neste primeiro dia, o juiz da 1ª Vara Criminal, Narciso Alvarenga Monteiro de Castro, ouve as testemunhas de acusação.
Os réus são o nefrologista João Alberto Góes Brandão, o urologista Cláudio Fernandes, o radiologista Jeferson Skulski, o anestesiologista José Júlio Balducci e o gastroenterologista Paulo Negrão. Além deles, a oftalmologista Alessandra Araújo, que está na Bahia, responde ao processo à distância.
De acordo com os advogados dos réus, os médicos não foram intimados adequadamente para a audiência. O início estava previsto para as 13h30, mas os procedimentos começaram por volta das 8h. Os réus teriam sido intimados após as 10h, por meio de ligações telefônicas feitas por oficial de justiça. A previsão é que os trabalhos continuem até quinta-feira (10).
O caso
Está sendo julgada uma retirada de córneas e rins que ocorreu em 15 de janeiro de 2001. A denúncia questiona a falta de laudo que comprove a morte cerebral.